Glauber, Claro: filme inédito retrata a agitação do cineasta na Itália

Divulgação Curta!

Grande inovador do cinema brasileiro, Glauber Rocha (1939-1981) já foi tema de diversos filmes, mas em ''Glauber, Claro'', o diretor César Meneghetti vai além: há, aqui, um retrato íntimo e criativo do cineasta, mais precisamente durante o período em que esteve exilado na Itália, na década de 1970.

Produzido por Renato Ciasca e Beto Brant, “Glauber, Claro” fez sucessos em festivais ao longo de 2020: estreou mundialmente e foi o único representante brasileiro no Festival de Cinema de Roma, foi vencedor do Prêmio da Crítica na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e foi laureado em cinco categorias do Fest Aruanda, entre elas a de melhor longa-metragem.

Para além da vivência de Glauber no exílio e do seu famoso protesto contra o júri do Festival de Veneza de 1980 (por “se render ao cinema comercial”), o documentário mostra que o diretor também se expandiu artisticamente através de diversos trabalhos, entre eles o longa-metragem “Claro”, gravado em Roma. O filme, o penúltimo do cineasta, é revisitado e analisado sob o olhar do século XXI.

Para acessar esse passado, “Glauber, Claro” se baseia nas memórias de pessoas que conheceram Glauber Rocha de perto, como amigos, parentes, críticos e colaboradores. Através de seus depoimentos, eles revelam um pouco mais da personalidade e do processo criativo do cineasta, com o auxílio de imagens de arquivo inéditas e trechos de “Claro”.

Conforme o documentário aborda temas como o Cinema Novo, o underground, o neorrealismo, utopia x distopia – em um contraponto entre a Itália de 1970 e a do século XXI – e a militância política através da arte. conforme o próprio cinema também é posto em discussão.  A produção mostra também os bastidores de “Claro” e sua relevância histórica.

O filme foi viabilizado pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e fará sua primeira exibição na televisão exclusivamente no canal. A estreia é na Quarta do Cinema, 24 de fevereiro, às 22h.

Youtubers como Jout Jout e Spartakus
protagonizam doc do Curta!

Quatro influenciadores digitais, que contam com milhões de seguidores nas redes sociais, expõem suas vidas e seus pensamentos sobre as mídias em que atuam para as câmeras de Sandra Werneck e Bebeto Abrantes. Jout Jout, Bispo Arnaldo, Rita Von Hunty e Spartakus são os protagonistas de “You Tubers”, documentário da dupla de diretores.

Em tom intimista, os quatro tecem suas reflexões sobre suas respectivas trajetórias, sobre a responsabilidade inerente ao papel de “influenciadores” e sobre o frenesi das redes sociais. O filme também revela os bastidores de produções de vídeo totalmente caseiras que, mesmo sem dispor de grandes aparatos tecnológicos, atingem multidões através da internet. A exibição é na Sexta da Sociedade, 26 de fevereiro, às 21h30.

Segunda da Música – 22/02

22h – “Blitz” (Documentário)

O documentário apresenta a história da primeira banda consagrada do pop-rock brasileiro, a Blitz. O longa-metragem explora desde o seu surgimento sob a lona do Circo Voador, entre Ipanema e Copacabana, na década de 1980, até as turnês internacionais e o enorme sucesso do grupo ainda nos dias atuais. Diretor: Paulo Fontenelle Duração: 104 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 23 de fevereiro, terça-feira, às 02h e às 16h; 24 de fevereiro, quarta-feira, às 10h; 27 de fevereiro, sábado, às 22h.

Terça das Artes - 23/02

20h – "Matizes do Brasil” (Série) – Episódio: “Flávio de Carvalho”

O episódio aborda a multifacetada obra de Flávio de Carvalho, ao mesmo tempo em que joga luz na personalidade inquieta que o fez ter a alcunha de pintor maldito. Estudiosos de sua obra como Aracy Amaral, Renato Rezende, Denise Mattar e Tania Rivera abordam sua profícua atuação como arquiteto, engenheiro, artista plástico, figurinista, cenógrafo, escritor, teatrólogo, performer e suas ações nos ramos da psicologia, da antropologia, da etnografia e do cinema. A narrativa também enfoca as polêmicas que Flávio causou com suas opiniões e trabalhos em um conservador Brasil do início do século XX. Diretora: Bianca Lenti.  Duração: 26 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 24 de fevereiro, quarta-feira, às 0h e às 14h; 25 de fevereiro, quinta-feira, às 08h; 27 de fevereiro, sábado, às 21h15; 28 de fevereiro, domingo, 12h20.

Quarta de Cinema – 24/02

22h – “Glauber, Claro” (Documentário)

“Glauber, Claro” retraça, quase meio século depois, os passos do cineasta Glauber Rocha em Roma, na Itália, onde ele esteve exilado na década de 1970. Esse mosaico é formado através de testemunhos de seus amigos e colaboradores e de visitas às locações romanas de seu penúltimo longa-metragem, “Claro” (1975). O documentário investiga a experiência de Rocha e de toda uma geração de artistas na Itália dos anos 70, abordando temas como os bastidores de “Claro” e a sua relevância histórica, o cinema underground, o neorrealismo, o Cinema Novo e a militância política nas artes. O resultado é um inevitável paralelo entre a Itália do século XX e do mundo de hoje, entre a utopia dos anos setenta e a distopia atual. Diretor: César Meneghetti. Duração: 80 min. Classificação: 14 anos. Horários alternativos: 25 de fevereiro, quinta-feira, às 2h e 16h; 26 de fevereiro, sexta-feira, às 10h; 27 de fevereiro, sábado, às 15h20 e 28 de fevereiro, domingo, às 22h20.

Quinta do Pensamento – 25/02

21h – “Zélia – Memórias de Amor” (Documentário)

Aos 32 anos, Zélia Gattai compra sua primeira câmera fotográfica durante seu exílio em Paris e começa a registrar o mundo ao lado do seu companheiro, o escritor Jorge Amado. Aos 63 anos, escreve seu primeiro livro, "Anarquistas, Graças a Deus". Sem querer pegar carona na fama do marido, Zélia opta por uma maneira particular de contar o que viu e viveu, criando uma literatura de forte cunho memorialístico. É com base nos seus livros de memória, no seu acervo de mais de 20 mil fotografias e em entrevistas que este documentário constrói um retrato intimista de Zélia Gattai, tendo como fio condutor a história de amor que viveu durante 56 anos com Jorge Amado, personagem principal de sua obra. Diretora: Carla Laudari. Duração: 100 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 26 de fevereiro, sexta-feira, às 01h e 15h; 28 de fevereiro, domingo, às 13h50

Sexta da Sociedade – 26/02

21h30– “You Tubers” (Documentário)

O documentário acompanha a rotina de quatro atuantes influenciadores digitais da atualidade, pessoas comuns que arrebataram um enorme público através da internet, usando como ferramenta o audiovisual. Por meio de depoimentos desses quatro protagonistas e de seus amigos e familiares, é possível entender melhor o universo das redes sociais, que impacta milhões de pessoas no Brasil e no mundo. Traçando um paralelo entre a despretensiosa produção caseira desses youtubers e sua repercussão colossal na internet, fica claro que, mais importante do que o apuro técnico, é o conteúdo transmitido nos vídeos, um terreno fértil para causas sociais, engajamentos e entretenimento. Diretor: Bebeto Abrantes e Sandra Werneck. Duração: 80 min. Classificação: 14 anos. Horários alternativos: 27 de fevereiro, sábado, às 01h30 e às 13h45; 28 de fevereiro, domingo, às 20h50;

Sábado – 27/02

10h15 - “Nós, Documentaristas” (Série) – Episódio: “Theresa Jessouron”

No episódio, Theresa Jessouron, diretora de filmes premiados como “Samba”, “Coração do Samba” e “À Queima Roupa”, conta como foi parar no cinema e fala sobre suas grandes inspirações. A diretora comenta, ainda, a importância do processo de pesquisa que antecede o trabalho de filmagem. Diretor: Susanna Lira. Duração: 26 min. Classificação: Livre.

Domingo – 28/02

19h25 – “Onde a Terra Acaba” (Documentário)

"Onde a Terra Acaba" foi dirigido pelo cineasta Sérgio Machado e é fruto de uma pesquisa de mais de dois anos sobre a vida e a obra de Mário Peixoto. Diretor: Sergio Machado. Duração: 74min. Classificação:  10 anos.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato