HBO divulga sinopses oficiais da série documental TRANSAMAZÔNICA - UMA ESTRADA PARA O PASSADO

Divulgação HBO

Com direção de Jorge Bodanzky e Fabiano Maciel, TRANSAMAZÔNICA - UMA ESTRADA PARA O PASSADO é uma série documental brasileira que mostra a história do projeto de construção e o estado atual da rodovia. A produção de seis episódios tem estreia semanal todas às quinta-feiras, às 21h, no canal HBO MUNDI e na HBO GO

Resultado de uma coprodução com a Ocean Films, a série documental narra detalhes sobre este marco que foi idealizado e teve as obras iniciadas durante o governo do presidente Emílio Garrastazu Médici, no fim dos anos 60. Com o objetivo de unificar a nação, sua construção foi uma saga gigantesca e o maior exemplo das obras faraônicas do governo militar brasileiro. A estrada, que promoveria a integração nacional cortando o País de leste a oeste, ficou mais conhecida por ligar a fome do Nordeste com a miséria da Amazônia, e teve sua construção abandonada.

Abaixo, as sinopses da série documental, cujos dois primeiros episódios já estão disponíveis na HBO GO.

Episódio 1: “TUDO COMEÇA NO MAR DO NORDESTE”

O episódio inicial introduz a origem da estrada e o contexto sócio-político que fomentou sua realização, incluindo as razões que levaram os militares a se lançarem na construção de uma obra de proporções faraônicas, mesmo sem saber qual o real impacto de suas ações e as consequências ambientais e humanas que perdurariam até os dias de hoje. Delfim Neto (ex-Ministro do Planejamento do governo Militar) relembra a ideia do Presidente Medici para acabar com a pobreza no Nordeste.

Episódio 2: “DA GUERRA DE GUERRILHA A GUERRA PELA TERRA”

Neste episódio são exploradas as cicatrizes que a Guerrilha do Araguaia e a feroz repressão dos militares deixaram na região do Bico do Papagaio, no Tocantins, nos anos 1970, e que submeteram os ribeirinhos, camponeses e os índios da região a um domínio de terror que só terminou com o extermínio dos militantes e seus simpatizantes. Anos depois, a região ainda é palco de violentos conflitos entre latifundiários, grileiros, sem-terra, populações tradicionais e pequenos agricultores.

Episódio 3: “UM SONHO DE BRASIL NOVO”
Estreia: Quinta-feira, 25 de fevereiro, às 21h, no canal HBO MUNDI

Neste episódio é abordado o projeto de colonização do governo militar, a começar por Altamira, coração da estrada que rasgou a floresta com seus tratores. Ali a estrada foi inaugurada por Médici com a missão de ser um exemplo para a integração da região a ser realizada através da colonização maciça e com o objetivo de ser um polo de produção agrícola. Ali, recentemente, foi construída a usina de Belo Monte, a obra mais polêmica da região. A história se repete: mais um grande projeto de infraestrutura levanta dúvidas sobre sua eficiência.

Episódio 4: “VETORES DA DESTRUIÇÃO”

Estreia: Quinta-feira, 04 de março, às 21h, no canal HBO MUNDI

A produção explora como a estrada acelerou os principais vetores de degradação da floresta o desmatamento predatório, a venda ilegal de madeira, garimpo e a mineração. Recentemente a expansão da soja que tinha seu epicentro no centro-oeste começa a chegar na transamazônica levantando uma sombra sobre o futuro da região. A partir dos personagens apresentados, o quarto capítulo da série aborda temas chaves para o destino da floresta amazônica, jogando luz sobre as ações predatórias que seguem agindo de forma perversa.

Episódio 5: “A ESTRADA E AS TERRAS DOS ÍNDIOS”

Estreia: Quinta-feira, 11 de março, às 21h, no canal HBO MUNDI

Os Mundurukus e a luta contra São Luiz do Tapajós são o tema central deste episódio. A produção ilustra a história de populações que se viram em conflitos, disputas com empreiteiros, colonos, garimpeiros, madeireiros, grileiros e com os planos do governo federal de ocupar suas áreas sem pedir licença ou respeitar seu território milenar.

Episódio 6: “A FLORESTA SE IMPÕEM E A ESTRADA É ABANDONADA”
Estreia: Quinta-feira, 18 de março, às 21h, no canal HBO MUNDI

Tema: O passado e o presente se encontram ao final da estrada, escancarando fragilidades e contradições. Percorrendo o trecho mais selvagem, o último episódio da série trata da vitória da floresta sobre a construção. A ideia de progresso deixa visível suas consequências: desordem social e doenças endêmicas, como a malária. A parte final do documentário reflete sobre grandes projetos de desenvolvimento da Amazônia e promove questionamento sobre o futuro dos novos empreendimentos que pretendem domesticar a maior floresta tropical do mundo.

TRANSAMAZÔNICA - UMA ESTRADA PARA O PASSADO tem produção de Roberto Rios, Eduardo Zaca, Patricia Carvalho e Rafaella Giannini, pela HBO Latin America Originals, e de João Roni Garcia e Nuno Godolphim, da Ocean Films. Com direção de Jorge Bodanzky e Fabiano Maciel, que também assina o roteiro ao lado de Thiago Iacocca e Nuno Godolphim, a série documental conta com recursos da Condecine – Artigo 39. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato