Presidente do Congresso diz que Daniel Silveira ''extrapolou os limites da imunidade''

Reprodução

Em entrevista exclusiva à Rádio Bandeirantes, no Jornal Gente desta quinta-feira (18), o presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, afirma que Daniel Silveira “extrapolou os limites da imunidade”, mas sinaliza ser favorável à revogação da prisão do deputado.

Considerado um dos grandes criminalistas do país, Pacheco é muito respeitado entre os parlamentares justamente pelo conhecimento jurídico. O senador mineiro disse que Daniel Silveira deve responder na Câmara e na Justiça pelo que fez: “O vídeo é a expressão de uma gravidade grande. Extrapolou os limites do que era permitido ao parlamentar na imunidade. A consequência disso, imagino eu, deva ser um processo no Conselho de Ética da Câmara e no Supremo Tribunal Federal”.

Rodrigo Pacheco evitou contestar a avaliação unânime do Supremo sobre o flagrante que justificou a prisão do deputado. No entanto, para o presidente do Congresso, qualquer restrição de liberdade antes do julgamento só deve ser determinada em situações de “exceção”. “A prisão deve ser sempre, em regra, decorrência de condenação. A prisão antes do julgamento deve continuar a ser encarada no Brasil como exceção. Agora, o STF por unanimidade disse que há o flagrante. São os 11 juristas, em tese, mais balizados do Brasil, mas continuo a enxergar isso com bastante prudência. Eventualmente, o caminho desse caso seja avaliar a possibilidade de alguma medida cautelar diversa da prisão”.

Pacheco espera que a prisão de Daniel Silveira não se transforme em crise entre os Poderes: “O país precisa de união e pacificação em torno da vacina, auxílio emergencial e as reformas”.

Ainda na entrevista exclusiva à Rádio Bandeirantes, o presidente do Congresso disse não considerar um bom momento para uma CPI sobre as ações do governo na pandemia. Um grupo de senadores já reuniu o número necessário de assinaturas, mas, segundo Rodrigo Pacheco, a instalação só ocorrerá se esse for o desejo da maioria.

A íntegra da entrevista está disponível no canal da Rádio Bandeirantes no YouTube.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato