TV Aparecida transmite ''Missa de Cinzas'' em quatro horários nesta quarta-feira

Divulgação Thiago Leon/Santuário Nacional 

Na quarta-feira (17/02), a TV Aparecida exibe a ''Missa de Cinzas'', direto do Santuário Nacional, em diferentes horários. A principal celebração acontece às 9h e será presidida pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes.  

Outras duas celebrações, realizadas no Santuário Nacional, às 6h45 e 12h, e uma outra às 18h, direto da Basílica Velha, também serão transmitidas pela emissora. 

Durante as missas, os fiéis receberão as Cinzas, sinal de penitência, principal tônica da Quaresma. Este ano, porém, respeitando os protocolos impostos pela pandemia da Covid-19. 

A expectativa da TV Aparecida é bem otimista com relação ao número de fiéis que assistirão às missas pelo canal neste dia tão especial do calendário católico. Atualmente, as Missas são campeãs de audiência na programação da emissora, cujos índices ocupam os cinco primeiros lugares no ranking dos canais abertos na Grande São Paulo.  

Quarta-feira de Cinzas - Significado 

A tradição representa o primeiro dia da Quaresma no calendário católico. A Quarta-feira de Cinzas é um símbolo da prática da conversão e da mudança de vida para recordar a fragilidade da vida humana, sujeita à morte. Coincide com o dia seguinte à terça-feira de Carnaval e é o primeiro dos 40 dias (Quaresma), que se seguem até o Domingo de Ramos (anterior ao Domingo de Páscoa).  

Neste ano, porém, devido à pandemia da Covid-19, o Vaticano determinou mudanças no rito de imposição das Cinzas. Para a colocação das Cinzas na cabeça dos fiéis, os sacerdotes deverão higienizar as mãos antes do rito e utilizar máscara de proteção. Ao contrário de anos anteriores, nada será falado ao fiel durante a distribuição das Cinzas. As habituais frases ditas pelo padre: "Convertei-vos e crede no Evangelho" ou "Lembra-te que és pó e ao pó retornarás", serão pronunciadas apenas uma única vez, de modo geral, no altar. 

E é também na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa, que a Igreja Católica sugere aos fiéis o jejum e a abstinência de carne. Trata-se de uma tradição para que os fiéis tomem parte do sacrifício de Jesus.
  
Missa de Cinzas, quarta-feira, às 6h45, 9h, 12h e 18h 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato