Mulheres fazem cinema: no Dia Internacional da Mulher, Telecine dedica programação à elas

Divulgação

A igualdade de gênero no cinema é um assunto em constante evolução na indústria cinematográfica e o ano de 2020 mostrou que as mulheres estão no caminho certo. Segundo estudo da Universidade de San Diego, na Califórnia, a direção feminina representou 16% dos filmes de maior bilheteria do ano passado, número que bateu 2019 (12%) e 2018 (4%). Dito isso, no Dia Internacional da Mulher (08/03), o Telecine segue enaltecendo a atuação da mulher no cinema com uma homenagem não só às que estão por trás das câmeras, mas também às que protagonizam longas de ação, comédias e filmes nacionais.

No Pipoca, o especial Mulheres Fazem Cinema reúne títulos como O Marido Perdido, A Chefinha e Harriet; todos com direção feminina. No Action, as mulheres são as protagonistas dos filmes de ação. As Boas Maneiras, Bumblebee e Pequenos Monstros são alguns deles. Já o Touch faz uma homenagem as atrizes brasileiras com a exibição de Entre Irmãs, Aquarius e Central Do Brasil. As comediantes se reúnem no Fun, que exibe Um Salão Do Barulho, Miss Simpatia e Tô Ryca! .

O pioneirismo feminino no cinema ganha resgate no Telecine Cult, que apresenta Mulheres De Ryazan, drama de 1927 da cineasta russa Olga Preobrazhenskaya, A Sorridente Madame Beudet (1923), produção de 1923 da francesa Germaine Dulac considerado o primeiro filme feminista da história, e Alice Guy-Blaché: A História Não Contada Da Primeira Cineasta Do Mundo, documentário sobre a cineasta pioneira Alice Guy-Blaché. A produção conta com depoimentos de Jodie Foster, Ava DuVernay, Diablo Cody, Julie Delpy, Evan Rachel Wood e Patty Jenkins.

Cineastas, atrizes, roteiristas, produtoras e figurinistas se encontram na cinelist Mulheres Fazem Cinema no streaming do Telecine, hub de cinema mais completo do país com mais de dois mil títulos. Os primeiros 30 dias de acesso ao aplicativo de filmes são gratuitos para novos usuários.

SEGUNDA (08)

Mulheres Fazem Cinema

O Marido Perdido
No Telecine Pipoca, dia 8, às 20h

Libby Moran perde o marido abruptamente e então decide fugir da cidade grande. Com os filhos, ela se muda para a fazenda da tia no Texas, onde vê seu estilo de vida se transformar da noite para o dia. É quando ela conhece James O'Connor, um fazendeiro local que dará a Libby uma nova perspectiva.

Direção: Vicky Wight
Elenco: Leslie Bibb, Josh Duhamel, Kevin Alejandro, Carly Pope
EUA. 2020. Drama. 108 min.

A Chefinha
No Telecine Pipoca, dia 8, às 22h

A bem-sucedida empresária Jordan é especialista quando o assunto é tratar mal seus funcionários, principalmente sua assistente, April Williams. Durante um de seus ataques de fúria, ela é enfeitiçada e acaba se transformando no seu eu de treze anos. Agora que é apenas uma garotinha, Jordan precisa reavaliar sua postura e aprender a lidar com as pessoas para voltar ao normal.

Direção: Tina Gordon Chism
Elenco: Regina Hall , Issa Rae , Marsai Martin , Justin Hartley , Tracee Ellis Ross
EUA. 2019. Comédia. 107 min.

Harriet
No Telecine Pipoca, dia 8, à 00h

Baseado na história real da heroína Harriet Tubman. Em 1849, Harriet consegue fugir do local onde é escravizada e, a partir daí, trilha um caminho de ativismo e defesa da população negra. Com a Guerra Civil americana em andamento, ela bravamente toma a frente de inúmeras fugas que salvaram centenas de pessoas em situação de escravidão.

Direção: Kasi Lemmons
Elenco: Cynthia Erivo, Leslie Odom Jr., Joe Alwyn, Janelle Monáe
EUA. 2019. Drama. 125 min.

Mulheres Fazem Ação

As Boas Maneiras
No Telecine Action, dia 8, às 19h30

Clara vive na periferia de São Paulo e é contratada por Ana para cuidar de seu filho ainda não nascido. Uma atmosfera de tensão é criada conforme a gestação avança, e Ana passa a mostrar comportamentos sinistros nas noites de lua cheia.

Direção: Juliana Rojas
Elenco: Marjorie Estiano, Isabél Zuaa, Miguel Lobo, Gilda Nomacce, Eduardo Gomes, Cida Moreira
Alemanha. Brasil. França. 2017. Nacional. 135 min.

Bumblebee
No Telecine Action, dia 8, às 22h

Em 1987, B-127 está na Terra para realizar uma missão a mando de Optimus Prime. Ferido, o Autobot escaneia um Fusca e se refugia em um ferro-velho na Califórnia. Trabalhando no local para juntar dinheiro e comprar um carro, a jovem Charlie Watson encontra o transformer, que começa a emitir sinais, atraindo os perversos Decepticons para o planeta.

Diretor: Travis Knight
Elenco: Hailee Steinfeld, Jorge Lendeborg Jr., John Cena
China. EUA. 2018. Ação. 113 min.

Pequenos Monstros
No Telecine Action, dia 8, à 00h05

Dave, um músico falido, se voluntaria para acompanhar a viagem do jardim de infância de seu sobrinho, após se interessar pela professora Caroline. As intenções de Dave são complicadas pela presença da personalidade de programa infantil mais famosa do mundo e, também, por outro homem que disputa a atenção de Caroline. Uma coisa que nenhum deles esperava, no entanto, era um inesperado apocalipse zumbi.

Diretor: Abe Forsythe
Elenco: Lupita Nyong’o; Alexander England; Josh Gad; Nadia Townsend
Austrália, EUA, Reino Unido. 2019. Comédia. 94 min.

Mulheres Fazem Cinema Nacional

Entre Irmãs
No Telecine Touch, dia 8, às 16h30

Em Pernambuco, na década de 1930, duas irmãs moram na pequena Taquaritinga do Norte. Enquanto Luzia se conforma com sua realidade, Emília sonha em se mudar para a cidade grande. Mas a chegada do cangaceiro Carcará muda a vida das irmãs quando Luzia parte com ele.

Direção: Breno Silveira
Elenco: Nanda Costa, Marjorie Estiano, Júlio Machado, Romulo Estrela
Brasil. 2017. Nacional. 166 min.

Aquarius
No Telecine Touch, dia 8, às 19h25

Jornalista aposentada, viúva e mãe de três filhos adultos, Clara vive há muitos anos em um antigo edifício na Praia da Boa Viagem. Querendo fazer do local um novo empreendimento, uma construtora tenta de todas as formas comprar o apartamento de Clara, que é a única moradora que se recusa a vender.

Direção: Kleber Mendonça Filho
Elenco: Sônia Braga, Maeve Jinkings, Irandhir Santos, Humberto Carrão, Bárbara Colen
Brasil. França. 2016. Nacional. 146 min.

Central Do Brasil
No Telecine Touch, dia 8, às 22h

Dora escreve cartas para analfabetos na Central do Brasil. Uma de suas clientes tenta reaproximar o filho Josué do pai, mas morre ao sair da estação. Dora então ajuda a criança a encontrar o pai desaparecido.

Direção: Walter Salles
Elenco: Fernanda Montenegro, Marília Pêra, Vinicius De Oliveira, Othon Bastos, Otávio Augusto, Soia Lira, Matheus Nachtergaele, Caio Junqueira, Stela Freitas
Brasil. 1998. Nacional. 109 min.

Mulheres Fazem Comédia

Um Salão Do Barulho
No Telecine Fun, dia 8, às 18h05

A cabeleireira Gina Norris trabalha todos os dias sonhando em ter seu próprio salão. Ao brigar com Jorge, seu patrão, ela finalmente cria a coragem de realizar seu sonho. Quando abre o novo salão e realiza o seu sonho, as coisas se complicam quando ela começa a tirar os clientes de Jorge, que decide se vingar.

Direção: Bille Woodruff
Elenco: Queen Latifah, Alicia Silverstone, Andie Macdowell
EUA. 2005. Comédia. 104 min.

Miss Simpatia
No Telecine Fun, dia 8, às 20h

Gracie Hart é uma talentosa agente do FBI, mas com um temperamento explosivo que constantemente atrapalha sua carreira. Quando surge a suspeita de que terroristas planejam explodir o concurso de Miss Estados Unidos, ela precisa se infiltrar como uma das participantes para impedir o atentado. O filme foi indicado a dois Globos de Ouro, incluindo o de Melhor Atriz - Comédia ou Musical.

Direção: Donald Petrie
Elenco: Sandra Bullock, Michael Caine, William Shatner
EUA. 2000. Comédia. 107 min.

Tô Ryca!
No Telecine Fun, dia 8, às 22h

A frentista Selminha descobre que tem direito a uma herança de família. Mas, para conseguir essa bolada, ela deve seguir as regras de seu tio e gastar R﹩30 milhões em 30 dias sem acumular nada e sem contar sobre essa condição a ninguém.

Direção: Pedro Antonio
Elenco: Samantha Schmütz, Katiuscia Canoro, Marcelo Adnet
Brasil. 2015. Comédia. 108 min.

Festival 125 Anos de Cinema: Mulheres Fazem Cinema Pioneiro

Mulheres De Ryazan (1927)
No Telecine Cult, dia 8, às 16h30

No vilarejo de Ryazan, as vidas de Anna e Vasilisa mudam drasticamente quando os homens por quem são apaixonadas partem para o fronte da Primeira Guerra. A diretora Olga Preobrazhenskaya foi uma das primeiras cineastas mulher da história e um nome importante para o cinema soviético.

Direção: Olga Preobrazhenskaya
Elenco: Raisa Puzhnaya, Olga Narbekova, Kuzma Yastrebitsky, Yelena Maksimova
Rússia. 1927. Drama. 88 min.

A Sorridente Madame Beudet (1923)
No Telecine Cult, dia 8, às 19h

Presa em um relacionamento sem amor, o plano de Madame Beudet para se livrar do marido abusivo tem um fim inesperado. A temática tratada pela diretora Germaine Dulac, um dos nomes mais importantes do impressionismo francês, deu ao longa de 1923 a fama de primeiro filme feminista da história do cinema.

Direção: Germaine Dulac
Elenco: Germanie Dermoz, Alexandre Arquillière, Jean D'yd
França. 1923. Drama. 40 min.

Alice Guy-Blaché: A História Não Contada Da Primeira Cineasta Do Mundo
No Telecine Cult, dia 8, às 22h

Alice Guy-Blanché foi pioneira no mundo do cinema desde os seus 21 anos, ainda no final do século XIX. O filme mostra as imagens de arquivo e entrevistas com atores e outros grandes nomes do cinema, trazendo à tona algumas das obras da cineasta e tocando no motivo misterioso pelo qual a grande artista caiu no esquecimento com o passar do tempo.

Direção: Pamela B. Green
Elenco: Alice Guy-Blanché, Jodie Foster, Ava DuVernay, Diablo Cody, Julie Delpy, Evan Rachel Wood, Patty Jenkins, Greena Davis, Agnès Varda, Lake Bell
EUA. 2018. Documentário. 120 min.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato