Ações sustentáveis ganham grade da TV Brasil em seriado documental

Divulgação

A TV Brasil estreia nesta sexta-feira (9), às 15h30, a primeira temporada da série Brasil 2050. Os 13 documentários que compõem o seriado percorrem o território nacional para apresentar ações sustentáveis bem-sucedidas e as comunidades nas quais se inserem, traçando um mapa dessas iniciativas no país.

Com aproximadamente 26 minutos de duração, cada episódio aborda um dos nove temas propostos pelo "Visão Brasil 2050", documento produzido pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDES). Inspirado no Vision 2050 - estudo de prospecção lançado em 2010 pelo World Business Council for Sustainable Development (WBCSD) -, o material tem o propósito de apresentar uma perspectiva de desenvolvimento sustentável e qual o caminho possível para alcançá-lo no país.

Para dar visibilidade nacional às ações de sustentabilidade reconhecidas pela sociedade brasileira, a série documental mostra exemplos que podem ser adaptados ou replicados por Organizações Não Governamentais, empresas ou pelo espectador. Os documentários revelam iniciativas que contribuem para boas práticas de desenvolvimento humano; uso consciente da água; construção sustentável; conservação da biodiversidade; projetos culturais; agricultura; descarte e reaproveitamento de resíduos; energia renovável; economia sustentável; cultura de compartilhamento; e alternativas para o consumo desenfreado.

Cada caso é apresentado por personagens locais, participantes do projeto em destaque. A câmera observa a ação e conduz a narrativa. O fio condutor está no impacto da iniciativa na vida cotidiana dos cidadãos envolvidos.

A produção de Brasil 2050 tem parceria e curadoria do CEBDS, organização líder em esforços no setor empresarial para implementação do desenvolvimento sustentável. O Conselho reúne os maiores grupos de empresas do país.

Primeiro episódio aborda desenvolvimento humano

O episódio de estreia do seriado aborda o tema do desenvolvimento humano, que, de acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, é aquele que situa as pessoas no centro do progresso, promovendo a realização do seu potencial, o aumento de suas possibilidades e a liberdade de viver a vida que elas desejam.

Durante o documentário, são apresentados dois casos bem-sucedidos nesta área: o Rio Cidade Sustentável, que oferece diversos cursos de formação em construção civil e horticultura urbana nas comunidades Chapéu Magueira e Babilônia, no Rio de Janeiro; e o Projeto Veredas, que reúne tecelãs do Vale do Urucuia em Minas Gerais, promovendo capacitação e gerando renda em artesanato.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato