Canal Curta! homenageia o bailarino Ismael Ivo, vítima da Covid

Divulgação Curta!

O bailarino e coreógrafo Ismael Ivo ganha homenagem do canal Curta! com a exibição de episódio dedicado a ele da série "Figuras da Dança", em que ele fala sobre suas experiências e reflete sobre a sua arte. Morto nessa quinta-feira, dia 8, em decorrência de complicações da Covid-19, Ivo foi uma das grandes figuras da dança contemporânea brasileira. Ele integrou a renomada companhia do americano Alvin Ailey, fundou o festival ImpulsTanz, em Viena, dirigiu o teatro Nacional Alemão, em Weimar, e chefiou a seção de dança da Bienal de Veneza, entre outros feitos.

O programa mostra vários trechos de coreografias que Ivo criou e/ou dançou, como "Delirium of a childhood", "As galinhas", "Bolero" e "Apocalypse". O episódio se inicia com o artista falando: "Por que eu entro dentro de um estúdio de dança todos os dias? Porque eu quero ser feliz. Porque, fazendo isso, eu encontro a felicidade, a alegria de criar coisas, de ver os corpos, o meu e os dos outros, se movendo e desenhando coisas. A dança tem esse flerte com o invisível. Você cria formas que desaparecem em segundos".

Dirigido pela diretora de dança Inês Bogéa, o episódio traz depoimentos dela própria e do diretor de teatro Marcio Aurélio, da bailarina Daniela Stasi, da coreógrafa Mara Borba, do diretor do ImpulsTanz, Karl Regensburger, entre outros. Diretor desde 2017 do Balé da Cidade de São Paulo, Ismael Ivo recorda, diante da câmera, sua importante passagem pela companhia de Alvin Ailey, quando expandiu seus conhecimentos, ao estudar a fundo a técnica clássica. Ele conta que, em Nova York, precisou provar seu valor, pois encontrou milhares de outros bailarinos "negros, altos, de pernas longas", exatamanete como ele, naquela cidade.

O episódio "Figuras da Dança: Ismael Ivo" vai ao ar nesta sexta-feira, às 18h, no sábado, às 19h40, e no domingo, às 9h35. Também pode ser visto no Now, da Claro/Net.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato