TV Cultura estreia novo programa com bonecos: O Piano Mágico da Ju

Divulgação Nadja Kouchi/TV Cultura

Consagrada por sua programação infantil e por produções com bonecos, a TV Cultura estreia na próxima segunda-feira (26/4), O Piano Mágico da Ju. Na atração, Juliana D’Agostini, musicista brasileira, pianista e solista reconhecida internacionalmente, interage e divide superaventuras com os bonecos, que são os compositores Mozart, Tchaikovsky, Beethoven, Chiquinha Gonzaga e outras personalidades do universo erudito.

O Piano Mágico da Ju, que consegue levar a música erudita de forma simples e atraente, e insere as crianças nesse universo divertido, cheio de histórias, estará na programação da TV Cultura de segunda a sexta-feira, em dois horários, às 11h, inédito, e às 16h, com representação do episódio. E também poderá ser visto em breve no canal por assinatura TV Ra Tim Bum.

O cenário

A produção é gravada no Teatro Franco Zampari, pertencente à TV Cultura. O cenário do programa assume que todos estão em um teatro, o que traz liberdade para os temas. O palco tem um cenário amplo e diversificado, que mostra os bonecos se movimentando por todo o espaço. Em destaque está o piano de cauda branco, onde Ju e os bonecos se reúnem para tocar, cantar e conversar. Segundo a diretora Bete Rodrigues, o cenário foi pensado para recriar locais que a Ju visitou quando criança, como concertos, peças e musicais. "Assim, ela chega em um teatro desativado e relembra muitas memórias afetivas e emocionais quando reencontra peças, restos de cenários antigos, fotos dos compositores e o piano, que abre para ela tocar. A lenda desse piano diz que ele estava esperando a pessoa que merecesse tocá-lo. E quando a Ju toca o piano, os gênios da música ganham vida e vêm viver aventuras nesse lugar", explica.

A trilha e os compositores

A trilha sonora é muito especial. Conduzida por um time de compositores, músicos, maestros e técnicos, sob o comando criativo de Juliana D’Agostini, é um ponto forte do programa. A trilha empolga e envolve as crianças, trazendo as músicas para a realidade do universo infantil. O programa é 100% musical, do início ao fim de cada episódio.

Juliana comenta que a ideia da trilha sonora foi de escolher hits da música clássica, colocar batida pop e letra, e deixar as canções divertidas. "Mais à frente, colocaremos coreografia, que é um jeito das crianças assimilarem, cantarem as músicas e se interessarem pelas histórias dos compositores. Se queremos mudar, precisamos começar a colocar novos ídolos nas cabeças das crianças. Nada mais certo do que colocar um ídolo que já é ídolo, como Beethoven e Mozart. Tem tantos personagens que as crianças se apaixonam, então, se a gente transformar Mozart em um personagem, elas vão se apaixonar e se interessar por essa história".

Nesse universo de O Piano Mágico, outros compositores e personagens, todos bonecos, aparecem durante a temporada: Bach, Anna Bach, Vivaldi, Guido d’Arezzo, Clara Schumann, Brahms, Havel, Saint-Saens e a brasileira Chiquinha Gonzaga, entrando no universo da música nacional, dando sinais do que virá para a próxima temporada.

Os manipuladores

A equipe de bonequeiros é das mais experientes do Brasil, com trabalhos reconhecidos, inclusive em produções da TV Cultura. Dá para perceber uma cumplicidade e uma troca grande ente os personagens bonecos e a Ju, o que dá uma naturalidade e deixa tudo engraçado e fluido.

Os bonequeiros são Aline Vasconcelos, Sergio Pirajá, Paulo Henrique dos Santos e André Damiliano, que trabalha em produções na TV Cultura desde 2013, como Cocoricó, Vila Sésamo, Que Monstro te Mordeu e Tá Certo!.

A Origem de O Piano Mágico da Ju

A relação da pianista com o público infantil surgiu com seu programa O PIANO MÁGICO DA JU, que realizou diversas apresentações e oficinas em escolas públicas do Estado de São Paulo. "O projeto nasceu da minha paixão em educar e tornar acessível a música de alta qualidade técnica e artística para crianças e jovens brasileiros. É muito gratificante acompanhar os resultados do projeto, que já atendeu mais de 20 mil crianças".

Quem é Juliana D'Agostini

Pianista, concertista, compositora e cantora, passou por renomadas universidades de música como Juilliard School - Nova York, New England Conservatory - Boston, Conservatorie de Paris, Hochschule für Musik "Hanns Eisler" - Berlin, Arizona State University - Arizona e USP - Brasil. Tocou e dirigiu séries em grandes salas de concerto como Carnegie Hall, Alla Scala e Musikverein.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato