''Barretão, o Filme'' estreia no Canal Brasil

Divulgação

''Barretão, o Filme'' (2019), sobre a vida de um dos maiores nomes do cinema nacional, Luiz Carlos Barreto, estreia quarta, 05/05, às 20h, no Canal Brasil. O documentário, dirigido por Marcelo Santiago, é resultado de mais de dez horas de entrevistas realizadas pelo jornalista Geneton Moraes Neto, em 2015, antes de falecer. À fotografia de Walter Carvalho, soma-se imagens de arquivo - principalmente da extensa obra produzida por Barretão -, unindo futebol, fotojornalismo e cinema em torno de sua figura. “Barretão, o Filme” estreia em meio à mostra “Luiz Carlos Barreto - 80 anos”, exibida pelo Canal Brasil no mês de maio.

O documentário cobre aspectos da vida de Barretão desde antes de se tornar repórter fotográfico da revista O Cruzeiro. Reúne episódios cômicos, como sua breve passagem pelo time juvenil do Flamengo ao lado de Sansão, que virou árbitro de futebol. Narra seu encontro com Glauber Rocha, Nelson Pereira dos Santos e outros expoentes do cinema novo, convívio que lhe renderia depois o reconhecimento pela fotografia dos clássicos “Terra em Transe” (1967) e “Vidas Secas” (1963). Mostra o embate travado entre ele e governos para que o cinema fosse tratado como indústria, a criação da Ancine (Agência Nacional do Cinema) e os obstáculos enfrentados pelo audiovisual brasileiro ao longo da ditadura militar e de outros momentos de crise do cinema.

Também trata de aspectos mais intimistas. O acidente sofrido pelo filho Fábio, outro grande cineasta da família Barreto, que acabou levando a um grave coma durante dez anos. O apoio da família foi fundamental na época. E, claro, seu casamento com Lucy Barreto, sua sócia e mulher há 65 anos, de quem ele se diz “discípulo”.
 
Barretão, o Filme (2019) (86’)
INÉDITO E EXCLUSIVO
Horário: quarta, dia 05/05, às 20h
Classificação: 14 anos
Direção: Marcelo Santiago

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato