Cobertura multiplataforma do Brasileirão terá duas mulheres narrando e ainda terá comentaristas

Reprodução

A voz é um substantivo feminino. Mas durante décadas foram vozes masculinas que entoaram gritos de gol, auge de qualquer transmissão de futebol. A busca por espaço e reconhecimento nesse mundo foi – e ainda é – desafiadora para as mulheres. Agora, com a estreia da nova temporada do Brasileirão, essa busca ganha novas conquistas. A cobertura multiplataforma no Premiere, SporTV e Globo terá duas mulheres narrando as partidas da principal competição do país: Renata Silveira e Natália Lara. Uma dupla que carrega, com o talento, a responsabilidade de abrir caminhos e servir de referência para outras mulheres. Além das narradoras, o Campeonato Brasileiro terá ainda as comentaristas Ana Thais Matos e Renata Mendonça e, na Central do Apito, Fernanda Colombo fazendo a análise dos lances mais polêmicos da rodada. 
 
''Precisamos estar sempre de mãos dadas, uma apoiando a outra. Estamos aqui porque temos competência para exercer essas funções. A narração feminina já é um caminho que não tem mais volta. Não queremos competir com os homens e nem tirar o espaço deles, mas ter também o nosso lugar'', ressalta Renata Silveira, que estreou nas transmissões de futebol no SporTV no dia 10 de março deste ano e agora encara o desafio de narrar seu primeiro Brasileirão. Nesta primeira rodada, ela narra as emoções de Internacional x Sport, a partir de 20h30 deste domingo, com transmissão do SporTV – menos para o Rio Grande do Sul – e Premiere para todo o país.
 
A pioneira da turma começou a desbravar este caminho em 2019, quando se tornou a primeira mulher a comentar um jogo masculino na TV Globo. Ana Thais Matos vai para seu terceiro Brasileirão, analisando Corinthians x Atlético-GO, exclusivo no Premiere, a partir das 18h15 deste domingo. Dois dias antes, ela já estará em ação no SporTV no confronto entre Guarani e Vitória pela Série B, às 19h desta sexta-feira. “Nosso time de mulheres aumentou. É um passo muito importante. Precisamos saber comunicar para as pessoas o significado disso. Embora seja um privilégio, ele não é gratuito. Estamos muito preparadas para ocupar este espaço”, avisa Ana Thais, que hoje tem a companhia de Renata Mendonça nesta função de analisar os jogos. 
 
No domingo, às 11h, Renata estará no Premiere fazendo o jogo entre Atlético-MG e Fortaleza. “As meninas apaixonadas por futebol agora conseguem também se ver nas transmissões. Passa uma mensagem para elas: esse lugar também é de vocês. Por muito tempo, foi um lugar negado pra nós, então temos que celebrar esse momento em que conseguimos aumentar a quantidade de mulheres nas transmissões a cada ano e buscar mais”, afirma.
 
''Esse momento é muito importante. Não estamos inventando a roda, mas trazemos a nossa forma de fazer, com o nosso olhar e vivência. É um sonho realizado. Lutei por muitos anos para conseguir chegar aqui. Era a grande meta'', frisa a nova narradora Natália Lara, que também estreia neste Brasileirão. Outra nova integrante da equipe, Fernanda Colombo faz coro ao discurso de Natália. “Quando estamos dentro do processo é mais difícil visualizar o impacto que causamos. Eu me orgulho muito do trabalho delas, do lugar que elas chegaram, que até um tempo atrás era quase impossível. Agora eu faço parte deste time e divido a responsabilidade com elas”, atesta a nova comentarista de arbitragem.
 
O Brasileirão começa nesta sexta-feira com os jogos da série B e, no fim de semana, com a elite do futebol nacional. Até dezembro, serão mais de 720 jogos disponíveis para os assinantes do Premiere, o melhor lugar para acompanhar a principal competição de futebol nacional. Uma cobertura que passa diretamente pela força feminina. A voz não é um mero detalhe. Tem eco. O grito de gol de uma é comemorado por todas. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato