Crédito: Bruna Frasson |
Nesta quinta-feira (6/5), Luiz Felipe Pondé e Thaís Oyama conversam sobre a tirania da felicidade e do sucesso. Perseguida pela maioria das pessoas e vendida pelo marketing, publicidade e coaches, a felicidade se tornou uma obrigação. Mas é muito mais difícil ser feliz do que vendem. A edição inédita vai ao ar na TV Cultura, a partir das 22h.
Um exemplo de tirania da felicidade são as redes sociais. Lá é um dos lugares em que existe muita felicidade, sucesso e também muita tirania. "As redes sociais são o marketing digital. Lá todo mundo está fazendo marketing de si mesmo e o marketing mente, no sentido de que ele faz tudo parecer mais fácil do que é, faz a vida parecer um clipe de música", explica Pondé.
A edição mostra também que muita gente associa felicidade ao desejo de adquirir coisas. Mas têm também pessoas que associam a felicidade a abrir mão de coisas, ao desapego.
Por fim, Pondé comenta que a tirania da felicidade, e seu pior momento, depende de como a pessoa constrói sua trajetória. É muito provavelmente no momento da vida em que ela não usufrui da ignorância feliz do jovem e ainda não usufrui da felicidade sábia da pessoa mais velha.
Tags
Programação