Mestre do Sabor: Apresentadores e mestres revelam quais são seus utensílios de cozinha do coração

Cheiro de bolo saindo do forno; de arroz fresquinho sendo preparado para o almoço; o movimento da faca cortando os temperos para um refogado; o ritmo das mãos batendo uma massa com a colher de pau. A cozinha é capaz de nos fazer viajar no tempo e trazer à tona memórias que confortam a alma. Na contagem regressiva para a estreia da terceira temporada de 'Mestre do Sabor', marcada para o dia 06 de maio na TV Globo e dia 07 no GNT, Claude Troisgros, Batista, Kátia Barbosa, Leo Paixão e Rafa Costa e Silva participaram de um ensaio de fotos em que elegeram seus utensílios de cozinha do coração e falaram sobre lembranças emocionantes de suas trajetórias na gastronomia. 
 
“Eu venho de uma família de cozinheiros, sou a terceira geração. O meu utensílio do coração é um moedor de pimenta que pertencia ao meu pai, Pierre Troisgros, lá na França. Pertencia a ele, na cozinha pessoal da casa dele. Eu convivi com esse objeto a vida inteira, desde quando nasci até hoje. Meu pai faleceu recentemente e deixou essa pimenteira de presente. Realmente, é um objeto sentimental e eu uso na minha cozinha”, afirma Claude. Seu fiel escudeiro Batista conta sobre sua relação com a concha feita de coco que o acompanha desde a chegada ao Rio de Janeiro. “Essa concha de coco pertencia à minha avó, mãe da minha mãe. Ela passou para a minha mãe e, como tenho muita memória afetiva em relação a ela, passou para mim. Eu a trouxe para o Rio de Janeiro comigo e estou guardando essa peça como uma lembrança até entregar para o meu filho, passando para a próxima geração”, conta.
 
A chef Kátia Barbosa relata que, em sua casa, a relação da família sempre foi em torno da comida. “Tenho uma panela simples e pequena que me traz a memória de uma pessoa que se foi há muito tempo. Toda vez que eu pego essa panela ou falo sobre ela, eu me emociono e me arrepio. Pode parecer uma bobagem como um objeto é capaz de nos levar de volta. E essa panela me leva de volta para um momento muito feliz na minha vida”, revela. O chef mineiro Leo Paixão conta sobre o simbolismo do pilão em sua trajetória profissional. “Meu utensílio do coração é o pilão. Em Minas Gerais, a gente pila o alho com sal, que é a base do nosso tempero. E eu tenho um pilão, que ganhei do meu avô, que é muito importante para mim. É o utensílio que os mineiros usam como a primeira coisa que fazem na cozinha; sempre descascam e pilam o alho com o sal para cozinhar. Isso, para a gente, é o carinho, a importância de realmente colocar sabor na cozinha”, afirma. O chef Rafa Costa e Silva não pensou duas vezes ao revelar seu utensílio culinário favorito: “Desde pequeno, eu como queijo quente feito numa sanduicheira exatamente como essa. Sou muito purista com queijo quente; muita manteiga, queijo em quantidade suficiente, nem muito, nem pouco e bem tostado. É muito reconfortante, um abraço. Não consigo pensar em coisa melhor para se comer antes de dormir”. 
 
Sob o comando de Claude Troisgros, com Batista e Monique Alfradique, a terceira temporada de ‘Mestre do Sabor’ vai selecionar 18 chefs – personagens com trajetórias profissionais e histórias de vida inspiradoras – que vão mostrar suas habilidades em sete fases da competição: Prato de Entrada; Na Pressão; Duelos; Repescagem; Na Peneira; Semifinal; e Final. Eles estarão divididos em três times, que serão comandados pelos mestres Kátia Barbosa, Léo Paixão e Rafa Costa e Silva. Quatro finalistas participarão da final ao vivo, prevista para julho, e o grande vencedor receberá o prêmio de R$ 250 mil, além do título de ‘Mestre do Sabor’.
 
Sucesso entre os formatos originais da Globo, ‘Mestre do Sabor’ tem direção artística de LP Simonetti e direção geral de Aída Silva. O programa estreia no dia 06 de maio, e vai ao ar às quintas-feiras, após ‘Império’, na TV Globo. Já no GNT, estreia no dia 07 e será exibido às sextas-feiras, às 21h30.
 
Confira abaixo os vídeo dos apresentadores e mestres com seus utensílios do coração:

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato