Rádio Cultura Brasil migra da AM para FM nesta sexta-feira

Divulgação

Nesta sexta-feira (7/5), a Rádio Cultura Brasil migra da AM para a FM (77,9 MHz). A emissora da Fundação Padre Anchieta, que também mantém a TV Cultura, é a primeira em São Paulo a operar na frequência estendida.

A programação será a mesma, mas virá com novidades. De segunda a sexta-feira, entre 14h e 16h será ao vivo, com transmissão com câmera pelo site culturabrasil.com.br. Terá ainda o novo formato do Cultura Livre aos sábados e domingos, às 13h, com Roberta Martinelli, e a nova temporada do Programa do Estudante, com estreia no domingo (9), às 16h .

FM estendida

A transmissão de rádio por AM tornou-se inviável em razão de suas características técnicas, com muita interferência no sinal, ruídos constantes, interrupções e má qualidade sonora. Por isso, emissoras que operam nessa faixa de frequência, entre 520 e 1.710 kHz, reivindicaram ao Ministério das Comunicações a migração dessas estações para a faixa de FM (de 87,7 MHz a 107,9 MHz).

Essa migração já acontece em várias cidades do Brasil. Porém, principalmente nos grandes centros urbanos, não há espaço para que ela ocorra, pois o espectro já está todo ocupado.

Com o desligamento da TV analógica, canais 5 e 6, abriu-se espaço na faixa de radiofrequência, que pode ser ocupado pelas emissoras que operam hoje em AM. Esta faixa é conhecida como FM estendida, ou seja, uma ampliação da faixa de Frequência Modulada que passa a ser de 76,0 a 108,0 MHz. Com essa ampliação, nos grandes centros urbanos, as emissoras que operam em AM podem transmitir sua programação entre 76,1 e 87,5 MHz.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato