Saúde da população negra, Covid-19 e depressão são destaques do Estação Livre

Crédito: Nathalie Bohm

O Estação Livre desta sexta-feira (14/5) traz um recorte especial sobre saúde da população negra e Covid-19. No estúdio, Alexandre Silva, que é doutor em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), e Júlio Cesar Oliveira, médico pela Faculdade de Medicina do ABC. A edição ainda traz reportagens sobre dados científicos da Covid-19, depressão e representatividade dos negros na medicina. Apresentado por Cris Guterres, vai ao ar às 22h, na TV Cultura.

Alexandre Silva investigou, em seu doutorado, os fatores determinantes da incapacidade funcional na perspectiva étnico-racial em idosos residentes no município de São Paulo e participantes do estudo SABE (Saúde e Bem Estar e Envelhecimento), e se dedica a diversas pesquisas científicas até hoje. Júlio Cesar Oliveira, por sua vez, é coordenador do Centro Perioperatório do HCFMUSP, desde 2014, e médico da avaliação de risco cirúrgico do Instituto de Câncer do Estado de São Paulo, desde 2009.

A reportagem do Estação Livre mostra o trabalho da pesquisadora Viviane Alves, responsável pela divulgação de informações científicas sobre a Covid-19. Além disso, destaca o aplicativo AfroSaúde, que reúne médicos negros e fala sobre a importância da representatividade negra no ambiente da saúde.

A edição ainda enfoca a depressão nos dias de hoje, e analisa e comenta o estudo da Faculdade de Medicina da USP, que concluiu que mulheres negras demoram mais para receber um diagnóstico de depressão. Um retrato sobre Malcolm X, defensor do nacionalismo negro nos Estados Unidos até sua morte em 1956, finaliza o programa.
Anderson Ramos

Um site sobre TV paga com as principais noticias envolvendo o setor, e suas principais operadoras. Além das novidades dos canais e streamings! facebook twitter instagram

Postar um comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem