TV Cultura exibe segundo episódio de Inventores do Brasil, apresentado por Fernando Henrique Cardoso

Crédito: Mariana Vianna

Vai ao ar nesta quinta-feira (6/5), na TV Cultura, o segundo episódio da série documental Inventores do Brasil, apresentada por Fernando Henrique Cardoso, também coautor do roteiro ao lado de Elio Gaspari. A atração, fala sobre Euclides da Cunha, Campos Salles, Gilberto Freyre e Sérgio Buarque de Holanda. Inédito em TV aberta, o programa vai ao ar às 19h30.

Na edição, Fernando Henrique Cardoso visita o Palácio do Catete, construído pelo Barão de Nova Friburgo - português que fez fortuna com o comércio de escravos. Comprado pelo Governo Federal, foi morada de Campos Salles, primeiro presidente eleito a ocupar o local e que tem sua história retratada na edição. "Foi o primeiro a ver que a ruína estava na desvalorização da moeda", afirma FHC sobre Campos Salles e sua trajetória.

"Euclides trouxe o povo, por isso ele é um dos inventores do Brasil", frisa FHC quando apresenta o autor de Os Sertões. O programa também destaca Gilberto Freyre, autor de Casa-Grande & Senzala, que segundo a edição "explicou e mostrou um Brasil que se negava", no caso, o país da miscigenação. Fernando Henrique termina o programa falando sobre Sérgio Buarque de Holanda​ que, "inegavelmente tinha um compromisso democrático".
Anderson Ramos

Um site sobre TV paga com as principais noticias envolvendo o setor, e suas principais operadoras. Além das novidades dos canais e streamings! facebook twitter instagram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV. OBS: Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem