TV Cultura exibe segundo episódio de Inventores do Brasil, apresentado por Fernando Henrique Cardoso

Crédito: Mariana Vianna

Vai ao ar nesta quinta-feira (6/5), na TV Cultura, o segundo episódio da série documental Inventores do Brasil, apresentada por Fernando Henrique Cardoso, também coautor do roteiro ao lado de Elio Gaspari. A atração, fala sobre Euclides da Cunha, Campos Salles, Gilberto Freyre e Sérgio Buarque de Holanda. Inédito em TV aberta, o programa vai ao ar às 19h30.

Na edição, Fernando Henrique Cardoso visita o Palácio do Catete, construído pelo Barão de Nova Friburgo - português que fez fortuna com o comércio de escravos. Comprado pelo Governo Federal, foi morada de Campos Salles, primeiro presidente eleito a ocupar o local e que tem sua história retratada na edição. "Foi o primeiro a ver que a ruína estava na desvalorização da moeda", afirma FHC sobre Campos Salles e sua trajetória.

"Euclides trouxe o povo, por isso ele é um dos inventores do Brasil", frisa FHC quando apresenta o autor de Os Sertões. O programa também destaca Gilberto Freyre, autor de Casa-Grande & Senzala, que segundo a edição "explicou e mostrou um Brasil que se negava", no caso, o país da miscigenação. Fernando Henrique termina o programa falando sobre Sérgio Buarque de Holanda​ que, "inegavelmente tinha um compromisso democrático".

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato