A menos de um mês dos Jogos de Tóquio, Jornalismo da Globo exibe séries especiais que têm o evento como tema

Divulgação Globo

Maior competição esportiva do planeta, os Jogos Olímpicos vão muito além das disputas entre atletas. Envolvem assuntos como economia, cultura, comportamento, meio ambiente e ciência. Com esse olhar diferenciado, o Jornalismo da Globo acompanha de perto, em telejornais e programas, a preparação da delegação nacional, da torcida brasileira e da cidade sede para o evento, que começa em Tóquio, no dia 23 de julho. Na reta final da contagem regressiva para o acendimento da pira olímpica, estreiam séries especiais sobre o tema. A primeira, neste domingo, dia 27, no 'Fantástico'.  

Durante os Jogos de Tóquio, a TV Globo terá mais de 200 horas de transmissões olímpicas, principalmente de provas que envolvam atletas brasileiros e as grandes decisões. Mas como se formam os grandes nomes que entram para a história ao alcançarem o pódio olímpico? É o que mostra “A Construção do Atleta”, do ‘Fantástico’. O primeiro dos quatro episódios mostra aspectos essenciais para o nascimento de um atleta olímpico, como a genética e o ambiente, além de pesquisas que comprovam que os olímpicos vivem mais e têm menos doenças graves que a maioria da população. Um exemplo é a americana Kerry Walsh, do vôlei de praia, que vai tentar o quarto ouro aos 42 anos; e a brasileira Formiga, dona de duas medalhas no futebol e que, aos 43 anos, se tornará a recordista de participações olímpicas do Brasil. 

Em cinco episódios, “Caminho das Medalhas” estreia segunda-feira, dia 28, no ‘Jornal Hoje’, e faz um passeio pelos 101 anos de participação brasileira nos Jogos. O repórter Edgar Alencar mostra as dificuldades dos atletas brasileiros nas primeiras edições do evento; os pioneiros e as primeiras medalhas; o caminho trilhado pelas mulheres para poderem competir; e a importância dos imigrantes no desenvolvimento do judô e da vela, dois dos esportes que mais trouxeram medalhas para o Brasil. A escolha do Rio como sede olímpica de 2016 e o legado deixado pelo evento para o esporte do país também estão na pauta. “É uma série recheada de boas histórias e grandes personagens do esporte brasileiro. Prato cheio para quem, assim como eu, é um apaixonado pelos Jogos Olímpicos”, diz Edgar Alencar, que conversou com nomes como a saltadora Aída dos Santos, única mulher brasileira a competir nos Jogos de Tóquio-1964; e os medalhistas olímpicos Marcelo Negrão, do vôlei; e Mayra Aguiar, do judô. Na terça-feira, dia 29, mais um episódio de “Enciclopíadas”, do ‘Hora 1’ apresenta as regras e curiosidades do taekwondo.  

O último trabalho de Tino Marcos na TV Globo mostra a ligação de modalidades olímpicas com o Brasil e com os brasileiros. Uma viagem para quem é apaixonado por esporte, que começa no dia 5 de julho, no ‘Jornal Nacional’. Tino e Kiko Menezes passam por Florianópolis, em Santa Catarina, terra natal do skatista Pedro Barros, seis vezes campeão mundial; pelas praias no Rio de Janeiro, de onde saíram as primeiras campeãs olímpicas da história do esporte brasileiro, e Baia Formosa, no Rio Grande do Norte, residência e local de treinamentos de Ítalo Ferreira, um campeão mundial de surfe. "Fiquei muito feliz desde o início, quando o ‘Jornal Nacional’ projetou uma série que mostrasse o ponto de vista dos brasileiros com relação a cada modalidade. Sempre gostei de contar histórias humanas, com bons personagens, trazendo agora também um pouco do que a gente vai ver nos Jogos de Tóquio, a partir de 23 de julho. Muito contente por ver no ar algo tão realizador como meu último trabalho na empresa. Vai ser um momento para curtir e aproveitar”, diz Tino Marcos. No mesmo dia, o ‘Jornal da Globo’, inicia a série “Sentidos Olímpicos”, do repórter Guilherme Roseguini. A visão é o tema do primeiro episódio. Nathalie Moellhausen, da esgrima, e especialistas explicam como atletas reagem a movimentos aparentemente imperceptíveis das armas e acertam seus rivais em milésimos de segundo. 

ESPORTE PARA TODOS OS GOSTOS

Essência dos Jogos Olímpicos, o esporte reina na TV Globo e do SporTV. Na nova série do ‘Esporte Espetacular’, que estreia neste domingo, dia 27, Marcos Uchôa traça o perfil de quatro destaques da delegação brasileira que estará em Tóquio. A primeira personagem de “Crônicas do Uchôa” é a judoca Mayra Aguiar, que pode se tornar recordista de medalhas olímpicas da modalidade, caso chegue novamente ao pódio – foi bronze em Londres 2012 e no Rio 2016. Ainda no programa, o segundo episódio de “Atletas do Meu Brasil” homenageia Hortência, um dos maiores nomes do basquete brasileiro; e o “Minha Medalha” relembra a conquista do bronze de Rosângela Santos no revezamento 4x100 do Brasil nos Jogos de Londres 2012.

A reta final das Liga das Nações, último passo da preparação das seleções de vôlei para Tóquio, é atração do SporTV. Nesta sexta-feira, dia 25, o time feminino encara os Estados Unidos na grande final, às 14h30, com transmissão ao vivo do SporTV2. No sábado, dia 26, o canal transmite as semifinais masculinas a partir de 6h30, quando o Brasil encara a França. Na sequência, às 10h, Polônia e Eslovênia definem o segundo finalista. A decisão acontece neste domingo, às 10h. Se o Brasil estiver na briga pelo título, a TV Globo também exibe a partida ao vivo.

Em Split, na Croácia, a seleção masculina de basquete joga suas última fichas por uma vaga nos Jogos Olímpicos. Os canais SporTV transmitem ao vivo o Pré-Olímpico que começa na terça-feira, dia 29. O Brasil está no Grupo B, estreia diante da Tunísia, às 15h e encerra a participação na primeira fase no dia seguinte, no mesmo horário, contra a Croácia. Os dois primeiros de cada chave avançam às semifinais, e apenas o campeão carimba o passaporte para Tóquio.

O ge.globo acompanha em tempo real as partidas do Brasil na Liga das Nações e no Pré-Olímpico de basquete. Até domingo, o site também traz todas as informações da etapa de Doha da Copa do Mundo de Ginástica Artística, último teste da seleção brasileira antes dos Jogos. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato