"Como ditador, ele sabia usar a força, ou deixar de usá-la", diz FHC em série na TV Cultura sobre Getúlio Vargas

Divulgação  Mariana Vianna

Nesta quarta-feira (9/6), a TV Cultura exibe um novo episódio do seriado documental Inventores do Brasil. Na edição, o público confere a história de Getúlio Vargas. A apresentação é de Fernando Henrique Cardoso, também coautor do roteiro ao lado de Elio Gaspari. Vai ao ar inédito às 23h, com reprise na quinta-feira (10/6), às 19h30.

A edição começa falando sobre a volta de Getúlio Vargas ao Palácio do Catete em janeiro de 1951. "Getúlio Vargas voltou ao Catete como previa, como líder de massas. Mas foi o maior erro de sua vida. Voltou como presidente de um regime democrático do qual nunca acreditara. E, de certa maneira, não tinha muitos motivos para acreditar", comenta Fernando Henrique.

O seriado faz uma viagem por todo o período de governo de Vargas e ainda comenta os grandes números alcançados durante as eleições, o desprezo em relação à instituição parlamentar, os discursos no Senado e o dia da posse presidencial. Sobre o período de ditadura, FHC frisa: "Como ditador, ele sabia usar a força, ou deixar de usá-la".

"O suicídio e a morte, como componente de martírio, sempre estiveram em sua cabeça", diz FHC, que finaliza o episódio relembrando a carta que Vargas deixou ao povo antes de sua morte.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato