"Como ditador, ele sabia usar a força, ou deixar de usá-la", diz FHC em série na TV Cultura sobre Getúlio Vargas

Divulgação  Mariana Vianna

Nesta quarta-feira (9/6), a TV Cultura exibe um novo episódio do seriado documental Inventores do Brasil. Na edição, o público confere a história de Getúlio Vargas. A apresentação é de Fernando Henrique Cardoso, também coautor do roteiro ao lado de Elio Gaspari. Vai ao ar inédito às 23h, com reprise na quinta-feira (10/6), às 19h30.

A edição começa falando sobre a volta de Getúlio Vargas ao Palácio do Catete em janeiro de 1951. "Getúlio Vargas voltou ao Catete como previa, como líder de massas. Mas foi o maior erro de sua vida. Voltou como presidente de um regime democrático do qual nunca acreditara. E, de certa maneira, não tinha muitos motivos para acreditar", comenta Fernando Henrique.

O seriado faz uma viagem por todo o período de governo de Vargas e ainda comenta os grandes números alcançados durante as eleições, o desprezo em relação à instituição parlamentar, os discursos no Senado e o dia da posse presidencial. Sobre o período de ditadura, FHC frisa: "Como ditador, ele sabia usar a força, ou deixar de usá-la".

"O suicídio e a morte, como componente de martírio, sempre estiveram em sua cabeça", diz FHC, que finaliza o episódio relembrando a carta que Vargas deixou ao povo antes de sua morte.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site ideal para quem quer ficar por dentro das novidades do mundo da televisão. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que traz uma cobertura completa da TV, pra você não perder nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram bluesky threads

O que achou da notícia? Deixe-nos saber!🤔

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato