"Como ditador, ele sabia usar a força, ou deixar de usá-la", diz FHC em série na TV Cultura sobre Getúlio Vargas

Divulgação  Mariana Vianna

Nesta quarta-feira (9/6), a TV Cultura exibe um novo episódio do seriado documental Inventores do Brasil. Na edição, o público confere a história de Getúlio Vargas. A apresentação é de Fernando Henrique Cardoso, também coautor do roteiro ao lado de Elio Gaspari. Vai ao ar inédito às 23h, com reprise na quinta-feira (10/6), às 19h30.

A edição começa falando sobre a volta de Getúlio Vargas ao Palácio do Catete em janeiro de 1951. "Getúlio Vargas voltou ao Catete como previa, como líder de massas. Mas foi o maior erro de sua vida. Voltou como presidente de um regime democrático do qual nunca acreditara. E, de certa maneira, não tinha muitos motivos para acreditar", comenta Fernando Henrique.

O seriado faz uma viagem por todo o período de governo de Vargas e ainda comenta os grandes números alcançados durante as eleições, o desprezo em relação à instituição parlamentar, os discursos no Senado e o dia da posse presidencial. Sobre o período de ditadura, FHC frisa: "Como ditador, ele sabia usar a força, ou deixar de usá-la".

"O suicídio e a morte, como componente de martírio, sempre estiveram em sua cabeça", diz FHC, que finaliza o episódio relembrando a carta que Vargas deixou ao povo antes de sua morte.
Anderson Ramos

Um site sobre TV paga com as principais noticias envolvendo o setor, e suas principais operadoras. Além das novidades dos canais e streamings! facebook twitter instagram

Postar um comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem