Eficiência energética pauta episódio inédito de Brasil 2050 desta sexta

Divulgação

Nesta sexta-feira (11), a série Brasil 2050 revela caminhos viáveis na direção da eficiência energética no país. O episódio inédito da produção documental vai ao ar às 15h30, na TV Brasil, e mostra iniciativas bem-sucedidas no Amazonas e em Minas Gerais. 

O conceito de eficiência energética está relacionado ao uso racional de energia, que consiste em obter o melhor serviço com o menor gasto energético possível. Diversas ações podem contribuir nesta direção, como a eficientização de equipamentos e processos para reduzir o consumo, os programas educacionais voltados para o estímulo ao uso seguro e eficiente de energia elétrica, além dos processos de reuso e reciclagem.

No episódio de sexta do Brasil 2050, o seriado destaca o projeto Villa Smart que implementou a captação de energia solar em comunidades ribeirinhas da Amazônia. Foram instalados painéis fotovoltaicos, responsáveis por captar a luz do sol e produzir a demanda energética, armazenada em baterias. 

Além de reduzir em 40% os custos dos moradores com energia, o método dispensa o uso do diesel para manter os geradores convencionais funcionando. Sem lançar mão deste combustível poluente, o projeto ainda reduz a emissão de CO2.

Já na cidade de Três Marias, em Minas Gerais, o programa mostra ações implementadas em uma indústria da Votorantim para alcançar maior eficiência energética. Após o desafio de reduzir, em dez anos, o consumo de energia na unidade, a empresa criou uma área de sustentabilidade e grupos de trabalho multifuncionais. O resultado foi a redução de 5% no  consumo de energia e aumento de 13% na produção com mudanças nos processos industriais, equipamentos e sistema energético.

Os 13 episódios que compõem a primeira temporada do seriado Brasil 2050 percorrem o território nacional para traçar um mapa dos projetos e iniciativas de sustentabilidade nas empresas, nos governos e na sociedade civil. São ações que servem de inspiração para a construção de um país socialmente mais justo, ambientalmente responsável e economicamente viável. 
Anderson Ramos

Um site sobre TV paga com as principais noticias envolvendo o setor, e suas principais operadoras. Além das novidades dos canais e streamings! facebook twitter instagram

Postar um comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem