Eficiência energética pauta episódio inédito de Brasil 2050 desta sexta

Divulgação

Nesta sexta-feira (11), a série Brasil 2050 revela caminhos viáveis na direção da eficiência energética no país. O episódio inédito da produção documental vai ao ar às 15h30, na TV Brasil, e mostra iniciativas bem-sucedidas no Amazonas e em Minas Gerais. 

O conceito de eficiência energética está relacionado ao uso racional de energia, que consiste em obter o melhor serviço com o menor gasto energético possível. Diversas ações podem contribuir nesta direção, como a eficientização de equipamentos e processos para reduzir o consumo, os programas educacionais voltados para o estímulo ao uso seguro e eficiente de energia elétrica, além dos processos de reuso e reciclagem.

No episódio de sexta do Brasil 2050, o seriado destaca o projeto Villa Smart que implementou a captação de energia solar em comunidades ribeirinhas da Amazônia. Foram instalados painéis fotovoltaicos, responsáveis por captar a luz do sol e produzir a demanda energética, armazenada em baterias. 

Além de reduzir em 40% os custos dos moradores com energia, o método dispensa o uso do diesel para manter os geradores convencionais funcionando. Sem lançar mão deste combustível poluente, o projeto ainda reduz a emissão de CO2.

Já na cidade de Três Marias, em Minas Gerais, o programa mostra ações implementadas em uma indústria da Votorantim para alcançar maior eficiência energética. Após o desafio de reduzir, em dez anos, o consumo de energia na unidade, a empresa criou uma área de sustentabilidade e grupos de trabalho multifuncionais. O resultado foi a redução de 5% no  consumo de energia e aumento de 13% na produção com mudanças nos processos industriais, equipamentos e sistema energético.

Os 13 episódios que compõem a primeira temporada do seriado Brasil 2050 percorrem o território nacional para traçar um mapa dos projetos e iniciativas de sustentabilidade nas empresas, nos governos e na sociedade civil. São ações que servem de inspiração para a construção de um país socialmente mais justo, ambientalmente responsável e economicamente viável. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato