''Eu praticamente deixei de ser goleiro para ser o jogador que foi chamado de macaco'', diz Aranha no Estação Livre

Divulgação Tânia Cai/TV Cultura

O Estação Livre desta sexta-feira (11/6) recebe o ex-goleiro Aranha para falar sobre racismo no esporte. O programa inédito, apresentado por Cris Guterres, também aborda o preconceito dento do universo do futebol feminino. Para falar sobre o tema, a atração conta ainda com a presença de Adilson Moreira, que é doutor em Direito Constitucional. A atração vai ao ar a partir das 22h, na TV Cultura.

Mário Lúcio Duarte Costa, mais conhecido como Aranha, foi considerado o melhor goleiro do Campeonato Paulista em 2008, mas começou treinando em uma escolinha de futebol em sua cidade natal, Pouso Alegre, em Minas Gerais. No programa, ele comenta: "Eu praticamente deixei de ser goleiro para ser o jogador que foi chamado de macaco".

Para falar sobre a discriminação racial nos diferentes esportes populares do Brasil, Cris Guterres conversa com o professor Adilson Moreira, doutor em Direito Constitucional, que conta com um histórico acadêmico que sempre foi voltado para a garantia dos Direitos Humanos e estudos antidiscriminatórios. Para Adilson, "o objetivo fundamental da narrativa da democracia racial é impedir o estabelecimento de qualquer tipo de conexão entre a opressão negra e o privilégio branco".

Reportagens

A primeira reportagem do programa fala sobre Rogério Clementino, primeiro negro a integrar uma equipe brasileira de hipismo e participar no Adestramento na história das Olimpíadas.

O Estação Livre segue para os esportes aquáticos e conta a história de Edvaldo Valério e de Etiene Medeiros. Edvaldo, um garoto que cresceu na periferia da capital baiana e foi o primeiro homem negro a ganhar uma medalha da natação brasileira nos Jogos Olímpicos. E Etiene, que começou a nadar para anemizar a asma e que atualmente é recordista mundial dos 50 metros costas em piscina curta tendo alcançado o triunfo em Doha 2014.

Sobre o preparamento físico dos atletas, o fisioterapeuta da equipe profissional de basquete do Corinthians Rafael Garcia conta sobre a sua atuação na área.

A edição também faz uma reflexão sobre o racismo no futebol feminino. Uma reportagem com Jordana Araújo, que é comentarista da FPF TV e CBF TV, e Alia Santana, que já conquistou dois campeonatos baianos junto ao seu time São Francisco do Conde-BA, jogam uma luz nesse tema.

Para finalizar, o público conhece Marcelo Carvalho, ele é jornalista, escritor e fundador do Observatório da Discriminação Racial no Futebol.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato