In-Edit: quatro filmes do Curta! participam do festival de documentários musicais

Divulgação Curta!ON

Está no ar a edição deste ano do In-Edit Brasil - Festival Internacional do Documentário Musical. O evento, que acontece totalmente online, conta com quatro filmes viabilizados pelo canal Curta! com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). Na mostra competitiva Panorama Brasileiro, estão ''Dois Tempos'', de Pablo Francischelli, e ''Paulo César Pinheiro – Letra e Alma''; já na Mostra Brasil, estão ''Ventos Que Sopram Maranhão'', de Neto Borges, e ''Todas as Melodias'', de Marco Abujamra.  Este último estreia com exclusividade no canal Curta! dia 19 de julho.

Os documentários serão exibidos gratuitamente na página do festival a partir do dia 17 de junho até o fim do evento, dia 27; a exceção é “Paulo César Pinheiro – Letra e Alma”, que terá exibição apenas entre 18 e 22 de junho. É só entrar no site para saber como assistir.

Confira as sinopses:

Dois Tempos: Uma produção da Doblechapa dirigida por Pablo Francischelli, o longa é a realização de um desejo antigo do músico Yamandu Costa: o de reencontrar um de seus grandes ídolos, também músico, o argentino Lucio Yanel. Ambos se conheceram quando Yamandu era criança, pois Yanel se tornou amigo de seu pai e passou a frequentar sua casa. Após muitos anos distantes um do outro, eles voltaram a se encontrar, em uma viagem de motorhome do interior do Rio Grande do Sul – onde nasceu Yamandu – à cidade de Corrientes, na Argentina, terra de Yanel. Os músicos dividem a estrada, reflexões, afetos e um show na Festa Nacional de Chamamé – um dos principais eventos de música folclórica argentina -, em que se apresentam juntos pela primeira vez. O filme conta com coprodução da TV Zero.

Paulo César Pinheiro – Letra e Alma: As lentes dos diretores Andrea Prates e Cleisson Vidal focam na vida e na obra do homenageado, Paulo César Pinheiro. Poeta, escritor e compositor, ele próprio se abre e fala de suas origens, de suas referências e de seu encontro com a poesia. Sua vasta produção na música, na literatura e no teatro posicionou o artista entre os maiores nomes da cultura brasileira e, ainda assim, ele não dá sinais de que sua inspiração vá se esgotar. Produzido pela Terra Firme.

Todas as Melodias: Luiz Melodia tem música até no nome. Nasceu no Rio de Janeiro, mais precisamente no Morro do Estácio, no dia 7 de janeiro de 1951. Sua trajetória foge um pouco do esperado. Apesar de ter crescido no morro no meio do samba, Melodia não é um sambista. Não recusa suas origens musicais, mas foi mais além. Assimilou uma musicalidade que absorve vários estilos e criou uma forma muito particular de composição. O filme, de Marco Abujamra, tem o ritmo e força de sua poesia urbana. Através de shows memoráveis, entrevistas com pessoas importantes na vida do músico e contando com a participação do biografado de forma espontânea, é apresentada a trajetória deste artista que carrega um estilo inquieto, elegante, sofisticado e carismático. A produção é da Dona Rosa Filmes.

Ventos Que Sopram Maranhão: O Maranhão é um estado cheio de histórias de encantarias e São Luís uma ilha cheia de lendas e mistérios.” É essa a atmosfera da música maranhense que o documentário “Ventos que Sopram Maranhão” revela, fruto de um sonho persistente de dois produtores culturais maranhenses: o cineasta Neto Borges, diretor do filme, e o cantor e compositor Zeca Baleiro. Uma antologia musical conduzida por Baleiro ao encontro de músicos e trovadores-autores, entre falas, cantos e ritmos maranhenses. Um caldeirão musical diverso e único de matriz africana, ameríndia e ibérica. Há quem diga que São Luís é a última ilha do Caribe.  A produção é da Gaya Filmes e da Olho Filmes.
Anderson Ramos

Um site sobre TV paga com as principais noticias envolvendo o setor, e suas principais operadoras. Além das novidades dos canais e streamings! facebook twitter instagram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV. OBS: Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem