Linhas Cruzadas debate sobre comunismo no Brasil nesta quinta-feira na TV Cultura

Divulgação Bruna Frasson

O Linhas Cruzadas desta quinta-feira (1/7) debate o que é ser comunista no Brasil. Thaís Oyama e Luiz Felipe Pondé buscam entender qual é o perfil do comunista atual e desmistificar preconceitos contra essa ideologia. A edição inédita vai ao ar na TV Cultura, a partir das 22h.

Com depoimentos de Guilherme Boulos e Eugênio Bucci, os apresentadores fazem um apanhado histórico das diferentes linhas de pensamento do comunismo e diferenciam o que é colocado como estereótipo do que é um símbolo de luta concreta. "O comunismo tal como a gente vê em qualquer definição histórica é o regime que estava calcado numa análise da história pelo Marx de que o capitalismo chegaria a um momento entrópico em que ele iria entrar em crise", afirma Pondé.

Do começo ao fim, a edição segue com questionamentos do que significa se intitular comunista. E ainda, resgata exemplos de regimes que já seguiram ou seguem essa ideologia atualmente e como isso se encaixa, ou não, na realidade capitalista. "Ser comunista hoje significa combater a desigualdade social e ampliar mecanismos de representação, incluir diversidades que normalmente são excluídas, inclusive do mercado de trabalho. Portanto, não implica a ideia de você destruir a privatização dos meios de produção" finaliza o filósofo.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato