Práticas do sono pautam série documental Histórias de Vida na quinta

Divulgação

A série Histórias de Vida que a TV Brasil exibe nesta quinta-feira (3), às 21h30, revela que o sono é tão importante quanto a comida e ainda mais urgente do que a sede. Durante o episódio "Dormir para viver", a produção documental mostra como esse aspecto biológico permanece desconhecido e inquietante. 

Pode parecer que todos os seres vivos dormem mas alguns adormecem apenas poucos segundos de cada vez, enquanto outros passam mais de 90% de suas vidas em um estado de inconsciência. Alguns animais até sonham.

O seriado faz um registro de práticas de sono incríveis, como por exemplo a dos musaranhos, que não conseguem dormir mais do que três ou quatro horas ou morrem de fome. É por isso que lutam tanto por cada pedaço de comida. Andorinhões voam sem nunca parar ou descansar. Eles comem ou alisam-se no ar, acasalam-se no ar e dormem voando, 

Outra curiosidade apresentada no episódio dessa semana é que uma aranha de seis olhos pode ficar parada por meses, mas está sempre pronta para caçar assim que a presa aparece. As cobras nunca fecham os olhos, dormem olhando por aí. Já os golfinhos falam enquanto dormem e, como as baleias, têm que se lembrar de respirar.

Poucos animais dormem oito horas seguidas, de olhos fechados, no mesmo lugar, quase sempre à noite. Mas dormir não é importante somente para o descanso. O ser humano cresce, evita doenças, sincroniza neurônios e reforça a memória quando o cérebro está em modo REM, fase do sono na qual a atividade cerebral é tão intensa que pode se comparar a quando está acordado.  
Anderson Ramos

Um site sobre TV paga com as principais noticias envolvendo o setor, e suas principais operadoras. Além das novidades dos canais e streamings! facebook twitter instagram

Postar um comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem