Práticas do sono pautam série documental Histórias de Vida na quinta

Divulgação

A série Histórias de Vida que a TV Brasil exibe nesta quinta-feira (3), às 21h30, revela que o sono é tão importante quanto a comida e ainda mais urgente do que a sede. Durante o episódio "Dormir para viver", a produção documental mostra como esse aspecto biológico permanece desconhecido e inquietante. 

Pode parecer que todos os seres vivos dormem mas alguns adormecem apenas poucos segundos de cada vez, enquanto outros passam mais de 90% de suas vidas em um estado de inconsciência. Alguns animais até sonham.

O seriado faz um registro de práticas de sono incríveis, como por exemplo a dos musaranhos, que não conseguem dormir mais do que três ou quatro horas ou morrem de fome. É por isso que lutam tanto por cada pedaço de comida. Andorinhões voam sem nunca parar ou descansar. Eles comem ou alisam-se no ar, acasalam-se no ar e dormem voando, 

Outra curiosidade apresentada no episódio dessa semana é que uma aranha de seis olhos pode ficar parada por meses, mas está sempre pronta para caçar assim que a presa aparece. As cobras nunca fecham os olhos, dormem olhando por aí. Já os golfinhos falam enquanto dormem e, como as baleias, têm que se lembrar de respirar.

Poucos animais dormem oito horas seguidas, de olhos fechados, no mesmo lugar, quase sempre à noite. Mas dormir não é importante somente para o descanso. O ser humano cresce, evita doenças, sincroniza neurônios e reforça a memória quando o cérebro está em modo REM, fase do sono na qual a atividade cerebral é tão intensa que pode se comparar a quando está acordado.  

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato