Câmera Record mostra que a crise fez dobrar o número de famílias despejadas

Divulgação

De acordo com um levantamento feito por pesquisadores de faculdades de São Paulo, 2.430 famílias foram removidas de suas casas na capital paulista em 2020 – o dobro do ano anterior. O Câmera Record deste domingo, dia 18/07, conversa com pessoas que foram despejadas e, por causa da crise econômica, não conseguem pagar por uma moradia.

Os repórteres também acompanharam a situação de prédios invadidos por famílias carentes. O programa registra a tensão durante uma reintegração de posse, com a presença da polícia. "A gente tenta sair da rua, mas parece que a rua não sai da gente", diz Gracilaine Batista da Silva, uma das moradoras que deixou o local.

Em um momento delicado para todos, como ir em busca de alternativas? "A pandemia pegou todo mundo de surpresa. Ninguém sabia o que fazer - locador, locatário, juiz, advogado... ninguém sabia direito como lidar com essa crise", diz Jaques Bushatsky, advogado e diretor de Legislação do Inquilinato do Secovi-SP. "As pessoas passaram a entender que precisavam conversar", completa.

Charlene Maia, 37 anos, que está grávida de 8 meses, é uma das vítimas de despejo. Os dias que deveriam ser de expectativa e alegria são de muita ansiedade: ela e o marido, Tiago, tiveram que deixar a casa em que moravam. Ele perdeu o emprego durante a pandemia e o casal se viu sem condições de pagar o aluguel do imóvel - um valor mensal de R$ 550 . "Sentimento de incompetência mesmo, sabe. Triste demais. Não só eu, tem muito brasileiro que está passando por essa situação", diz Tiago.

A vendedora ambulante Roberta de Lima teme um destino parecido. Ela é moradora de Heliópolis, uma das maiores comunidades de São Paulo, e não consegue encontrar um trabalho formal. O proprietário do imóvel em que Roberta vive já entrou em contato sobre os aluguéis atrasados. "Eu já estou três meses atrasada e ele já falou para mim: 'Ou você paga, ou você desocupa'", ela diz.

No podcast, o advogado dá outras informações importantes sobre a renegociação de dívidas. Disponível na página oficial do Câmera Record no portal R7.com e nas principais plataformas de áudio.

O Câmera Record vai ao ar aos domingos, às 23h15. A apresentação é de Marcos Hummel.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato