Câmera Record mostra que a crise fez dobrar o número de famílias despejadas

Divulgação

De acordo com um levantamento feito por pesquisadores de faculdades de São Paulo, 2.430 famílias foram removidas de suas casas na capital paulista em 2020 – o dobro do ano anterior. O Câmera Record deste domingo, dia 18/07, conversa com pessoas que foram despejadas e, por causa da crise econômica, não conseguem pagar por uma moradia.

Os repórteres também acompanharam a situação de prédios invadidos por famílias carentes. O programa registra a tensão durante uma reintegração de posse, com a presença da polícia. "A gente tenta sair da rua, mas parece que a rua não sai da gente", diz Gracilaine Batista da Silva, uma das moradoras que deixou o local.

Em um momento delicado para todos, como ir em busca de alternativas? "A pandemia pegou todo mundo de surpresa. Ninguém sabia o que fazer - locador, locatário, juiz, advogado... ninguém sabia direito como lidar com essa crise", diz Jaques Bushatsky, advogado e diretor de Legislação do Inquilinato do Secovi-SP. "As pessoas passaram a entender que precisavam conversar", completa.

Charlene Maia, 37 anos, que está grávida de 8 meses, é uma das vítimas de despejo. Os dias que deveriam ser de expectativa e alegria são de muita ansiedade: ela e o marido, Tiago, tiveram que deixar a casa em que moravam. Ele perdeu o emprego durante a pandemia e o casal se viu sem condições de pagar o aluguel do imóvel - um valor mensal de R$ 550 . "Sentimento de incompetência mesmo, sabe. Triste demais. Não só eu, tem muito brasileiro que está passando por essa situação", diz Tiago.

A vendedora ambulante Roberta de Lima teme um destino parecido. Ela é moradora de Heliópolis, uma das maiores comunidades de São Paulo, e não consegue encontrar um trabalho formal. O proprietário do imóvel em que Roberta vive já entrou em contato sobre os aluguéis atrasados. "Eu já estou três meses atrasada e ele já falou para mim: 'Ou você paga, ou você desocupa'", ela diz.

No podcast, o advogado dá outras informações importantes sobre a renegociação de dívidas. Disponível na página oficial do Câmera Record no portal R7.com e nas principais plataformas de áudio.

O Câmera Record vai ao ar aos domingos, às 23h15. A apresentação é de Marcos Hummel.
Anderson Ramos

Um site sobre TV paga com as principais noticias envolvendo o setor, e suas principais operadoras. Além das novidades dos canais e streamings! facebook twitter instagram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV. OBS: Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem