De antigos aliados a inimigos: filme mostra longo conflito entre Israel, Irã e EUA

Divulgação

Era fevereiro de 1979. Ruhollah Musavi Khomeini — que ficaria conhecido como Aiatolá Khomeini — voltava de seu exílio na França para sua terra natal, o Irã. Lá, lideraria milhões de manifestantes na destituição da monarquia do Xá Reza Pahlavi, no poder há 37 anos. Assim se consolidava a Revolução Islâmica, que mudaria para sempre a história do Oriente Médio e os rumos das relações entre o Irã e dois antigos aliados: Israel e Estados Unidos. Esse processo e seus desdobramentos são tema do documentário ''Israel/Irã/EUA, A Longa Guerra'', uma produção da ARTE France que estreia no Curta! em dois episódios.

O primeiro episódio, intitulado “Nas Origens do Confronto”, mostra um mundo dividido pela Guerra Fria, em 1978. Nele, o Irã era um território estratégico para os Estados Unidos na disputa pela hegemonia mundial. Enquanto era governado pelo Xá, o país se abria à influência norte-americana e se “ocidentalizava”. Embora as elites se beneficiassem dessa relação, a oposição vinha se massificando e reunindo pessoas de origens e vertentes filosóficas diversas em protestos contra o imperialismo do Ocidente. A repressão era violenta, mas não pôde interromper a revolução em curso.

Ao tomar o poder com amplo apoio popular, Khomeini instala uma teocracia islâmica. Ainda nos primórdios desse novo governo, sinaliza seu posicionamento geopolítico ao convidar o líder palestino Yasser Arafat ao país. A partir de então, o Irã seria um aliado da Palestina contra Israel e os Estados Unidos, embaralhando completamente as peças antes dispostas no tabuleiro do Oriente Médio e gerando inúmeros conflitos nos anos seguintes. A estreia é na Sexta do Pensamento, 9 de julho, às 23h.

Novo longa de Betse de Paula, sobre quebradeiras de coco de babaçu, estreia no Curta!

A cineasta Betse de Paula está de volta ao Curta! com seu novo longa: “Encantadeiras — O canto e o encanto das quebradeiras de coco”. O filme acompanha a turnê do grupo musical Encantadeiras, que representa mais de 300 mil mulheres que vivem da coleta e da quebra do coco de babaçu, espalhadas pelos estados do Maranhão, Tocantins, Pará e Piauí.

“As Encantadeiras são mulheres que caminham lado a lado, representando milhares de quebradeiras de coco e, por mais longe que possam ir, nunca perdem o caminho de casa. A importância dessa história é mostrar para o Brasil e para o mundo a diversidade que existe no nosso país”, afirma a diretora. 

São histórias de mulheres que se tornaram líderes em suas famílias e comunidades, além de configurarem um importante movimento socioambiental. O grupo defende o meio-ambiente ao mesmo tempo em que zela pelos direitos das mulheres. O filme é uma produção da Aurora Cinematográfica viabilizado pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). A estreia é na Segunda da Música, 5 de julho, às 18h30.

Segunda da Música (MPB, Jazz, Soul, R&B) – 5/07

18h30 – ''Encantadeiras — O canto e o encanto das quebradeiras de coco'' (Documentário)

O filme acompanha a turnê do grupo musical Encantadeiras, que em seus cantos de luta e trabalho celebram as vidas e os desafios de mais de 300 mil mulheres que vivem da coleta, da quebra e do beneficiamento do coco de babaçu nos estados do Maranhão, Tocantins, Pará e Piauí. Acompanhamos a história de vida dessas mulheres, de como se tornaram líderes em suas famílias e comunidades e, ainda, como construíram o mais importante movimento sócio-ambiental de mulheres do mundo. Direção: Betse de Paula. Duração: 80 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 6 de julho, terça-feira, às 04h30; 7 de julho, quarta-feira, às 06h30; 11 de julho, domingo, às 5h50.

Terça das Artes – 6/07

22h – ''Jean-Michel Basquiat'' (Documentário)

Na década de 1980, o americano Jean Michel Basquiat tornou-se o primeiro artista negro a ingressar na alta roda das artes plásticas, por meio de quadros que mesclavam pinturas, colagens e palavras. Num momento histórico em que a cultura hip hop florescia, Basquiat, que começara sua carreira fazendo grafite nas ruas, parecia transpô-la para o mundo das artes visuais. Ganhou a admiração e a amizade do artista pop Andy Warhol e fez colaborações artísticas com ele. Este documentário traz um retrato da curta e meteórica carreira do artista urbano, que morreu aos 27 anos vítima de overdose. Direção: Marie-Hélène Rebois Duração: 52 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 07 de julho, quarta-feira, às 02h e às 16h; 8 de julho, quinta-feira, às 10h; 10 de julho, sábado, às 14h30;

Quarta de Cinema (Filmes e Documentários de Metacinema) – 7/07

22h – "Palavra Crítica'' (Série) – Ep. ''Ângela Prysthon''

A série documental “Palavra Crítica” apresenta a trajetória e o pensamento de 12 críticos de cinema. Neste episódio, Ângela Prysthon relembra os tempos áureos da crítica diária, passa pelas muitas regras e possibilidades de escrita de um texto crítico e pelas inter-relações do texto de cinema com a filosofia, a sociologia e a história da arte.  Diretor: Tiago Leitão. Duração: 27 min. Classificação: Livre. Horários Alternativos: 08 de julho, quinta-feira, às 02h e 16h; 09 de julho, sexta-feira, às 10h; 10 de julho, sábado, às 21h10.

Quinta do Pensamento (Literatura, Filosofia, Psicologia, Antropologia) – 8/07

21h - ''Saudade'' (Série) - Ep. ''Muitas Saudades''

A série “Saudade” busca entender o significado da palavra título, dita intraduzível. O episódio mostra a interferência desse sentimento na obra e na vida de artistas lusófonos e revela como cada um expressa a palavra de forma pessoal, demonstrando que não existe apenas um único significado. Diretores: Paulo Caldas, Bárbara Cunha. Duração: 53 min. Classificação: 10 anos. Horários Alternativos: 09 de julho, sexta-feira, às 1h; 10 de julho, sábado, às 19h10; 11 de julho, domingo, às 11h30.

Sexta da Sociedade (História Política, Sociologia e Meio Ambiente) – 9/07

23h – “Israel/Irã/EUA, A Longa Guerra” (Documentário dividido em duas partes) – Ep.1:  “Nas Origens do Confronto”

Na época do Xá Reza Pahlavi, Irã e Israel eram nações amigas. A revolução islâmica de 1979 muda os planos: coloca, de um lado, Teerã, e do outro, Washington e Tel-Aviv. A ruptura acontece em 1982 quando os israelitas invadem o Líbano e entram em guerra com o Hezbollah, nova força xiita libanesa, apoiada pelo Irã. Diretor: Vincent De Cointet. Duração: 52 min. Classificação: 16 anos. Horários alternativos: 10 de julho, sábado, às 03h; 11 de julho, domingo, às 19.

Sábado – 10/07

15h30– ''Eletronica:Mentes'' (Documentário)

“Eletronica:Mentes” investiga o processo criativo e as reflexões de músicos brasileiros que utilizam equipamentos eletrônicos em suas composições. Quando se fala em música eletrônica, a maioria das pessoas imagina o ambiente das pistas de dança. No entanto, a linguagem musical desenvolvida a partir de equipamentos tecnológicos faz parte da cultura pop global desde o início do século passado. Na década de 1960, os pioneiros Jocy de Oliveira e Jorge Antunes iniciaram seus primeiros experimentos eletrônicos, em busca de novas interpretações sonoras. Ao longo das décadas, o avanço tecnológico barateou o acesso a equipamentos, ampliou os horizontes e criou diferentes formas de se pensar e executar música eletrônica no Brasil. Diretor: Dácio Pinheiro - Denis Giacobelis - Paulo Beto. Duração: 75 min. Classificação: Livre. Duração: 71 min. Classificação: Livre. 

Domingo – 11/07

14h40 – ''Marie Curie, Além do Mito'' (Documentário)

A física polonesa Marie Skłodowska Curie foi pioneira entre as mulheres cientistas. Este documentário acompanha a sua vida, desde o nascimento, na Varsóvia de 1867, até a sua morte — por anemia aplástica, doença causada por exposição à radiação. Entre as suas conquistas estão a descoberta da radioatividade e os elementos químicos polônio e rádio, o que lhe rendeu dois prêmios Nobel — um de Física, em 1903, e outro de Química, em 1911. Ela foi a primeira mulher a ganhar esse prêmio, e, até hoje, é a única pessoa condecorada com o Nobel em dois campos distintos da ciência. Por trás dessa lenda da ciência, estava uma pessoa discreta, que precisou vencer barreiras em uma sociedade em que mulheres eram predestinadas a serem donas de casa. Diretores: Michel Vuillermet - Bernadette Bensaude-Vincent - Christine Bard - Hélene Langevin-Joliot. Duração: 52 min. Classificação: 10 anos. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato