Estação Livre, com Cris Guterres, fala sobre sustentabilidade em diversos setores

Créditos: Beatriz Girão

Na sexta-feira (30/7) o Estação Livre lida com um tema essencial: a sustentabilidade. Abordando os três pilares principais para ter um mundo mais sustentável - questões ambientais, econômicas e sociais -, Cris Guterres conversa com a gerente sênior de riscos e controles internos Viviane Elias Moreira e com o supervisor de sustentabilidade no Mercado Livre, Filipe de Figueiredo Oliveira, às 22h, na TV Cultura.

O programa tenta decifrar a sigla ESG (enviromental, social and governance, ou, ambiental, social e governança, em português), que vem sendo implantada nas pequenas e grandes empresas ao redor do globo. Para entender como práticas sustentáveis podem ser colocadas em ação nos diversos setores, como moda, gastronomia, hotelaria e outros, o Estação Livre apresenta reportagens que exploram tais seguimentos e novas iniciativas que contribuem de maneiras ativas para um mundo mais sustentável.

Reportagens

Explorando a questão da sustentabilidade no mundo empresarial, o Estação Livre conversa com o consultor Ricardo Voltolini, que conta como as grandes corporações tratam o tema atualmente. A atração não conta somente com falas de especialistas, mas também com depoimentos de o que as pessoas do bairro de Guaianazes, da zona leste de São Paulo, entendem por sustentabilidade e o que fazem para cooperar com essa iniciativa. Além disso, a dica do dia fica com o rapper Dexter, que indica seu clipe Voz Ativa, uma releitura de um clássico dos Racionais MCs.

Se aproximando mais das periferias, o programa apresenta a organização já atuante a mais de 10 anos, a Gerando Falcões, que foca em atuar nas comunidades do país, trabalhando desde a formação e encaminhamento de jovens para o mercado de trabalho, até campanhas de combate à fome.

Ainda nessa linha, o projeto Organicamente Rango entra em cena com suas ações no bairro de Campo Limpo, na periferia de São Paulo, que oferece produtos orgânicos para os moradores da região e alimentação saudável para a população vulnerável. Para entender melhor essa iniciativa, o idealizador do projeto Thiago Vinícius, que já foi incluído na lista de 50 jovens que estão promovendo e transformando a gastronomia pelo mundo, considerada o Oscar desse setor, compartilha como o Organicamente Rango foi crescendo e os detalhes de como ele é organizado atualmente.

Entrando no mundo da moda, o programa conversa com duas profissionais que estão empenhadas em impactar o universo fashion com ações sustentáveis: a estilista Cintia Felix, da confecção AZMarias, e a designer de moda Carol Barreto, da Fashion Revolution. E, ainda no universo da beleza, o programa chama atenção a marca de cosméticos sustentáveis Kurandé, que nasceu e cresceu no Complexo do Alemão, no Rio De Janeiro. Com sua cosmetologia natural, eles querem promover o autocuidado e fortalecer a autoestima das populações negra, indígena e periférica.

Para finalizar, a questão da sustentabilidade na hotelaria é abordada através do projeto Hotel Sustentável, uma fazenda de 300 hectares em Ibiúna, a 80 quilômetros da cidade de São Paulo, que dá exemplo de como envolver hóspedes e funcionários na preservação da Mata Atlântica e ainda fomentar a economia local.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato