Linhas Cruzadas discute o significado da beleza, na TV Cultura

Divulgação Bruna Frasson

O Linhas Cruzadas desta quinta-feira (8/7) discute o significado da beleza. Seja ela um atributo físico, como também estando presente nas artes, na natureza e na religião. Apresentado por Thaís Oyama e Luiz Felipe Pondé, o programa inédito vai ao ar às 22h na TV Cultura .

Thaís e Pondé mergulham no mundo da filosofia para entender o que seria algo classificado como belo. Com análises de filmes e recortes do dia a dia, eles discutem qual o papel da beleza na sociedade e como ser bonito pode ser uma bênção ou uma maldição para homens e mulheres. Em especial, se a presença do belo pode influenciar os ganhos que diferentes pessoas podem ter. "Reconhecer uma pessoa bonita independente da onde ela vem, da cor da pele, dos traços, uma certa simetria, uma certa harmonia. Não é por acaso que hoje tem gente fazendo operação plástica para harmonizar o rosto, harmonizar o queixo, harmonizar o nariz. E aí, a gente vai ao velho Platão, né? Beleza tem a ver com harmonia de formas", problematiza Pondé.

A beleza salvará o mundo? É a pergunta desenvolvida por Dostoiévski em seu livro, O Idiota, que está presente ao longo da conversa. "No caso dessa frase, tal como aparece no romance, é uma frase que quer dizer que a beleza de Cristo, a sua bondade, o seu amor desinteressado, o seu cuidado pelas pessoas. Isso é que salva o mundo. As pessoas só conseguem existir quando são amadas. Essa ideia da frase, portanto é uma beleza religiosa. Sim, sem dúvida. Aliás, no Dostoiévski tudo o que redime tem a ver com espiritual", finaliza o filósofo.
Anderson Ramos

Um site sobre TV paga com as principais noticias envolvendo o setor, e suas principais operadoras. Além das novidades dos canais e streamings! facebook twitter instagram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV. OBS: Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem