"O Baú da Dona Ivone" estreia na TV em celebração ao centenário de Dona Ivone Lara

Divulgação

O legado de Dona Ivone Lara ao samba é um colosso que não projeta sombra, mas ilumina. Ela abriu caminho para que gerações de cantoras e compositoras reivindicassem seus espaços na música brasileira. A Grande Dama foi a primeira a assinar um samba-enredo e a integrar a ala de compositores de uma escola de samba. Seu pioneirismo também está no fato de ter recebido o merecido prestígio por suas composições num tempo em que isso era praticamente reservado aos homens.

Os trabalhos dessa diva da música são retratos cantados de uma brasilidade luzente que resiste à obscuridade de parte da história nacional durante o período em que viveu. Compositora prolífera, seu cabedal ganhou ainda mais substância com a descoberta e o resgate de composições inéditas deixadas pela artista, organizadas por seu parceiro musical de longa data, Bruno Castro, no “Baú da Dona Ivone”.

Inédito na televisão brasileira, o documentário ''Baú da Dona Ivone'' será exibido com exclusividade pelo Music Box Brazil, canal de TV por assinatura dedicado à música brasileira. O conteúdo deriva do quarto EP de inéditas da cantora e compositora, resultante do projeto de resgate de Castro, e chega ao público abrindo as celebrações de seu centenário, a ser comemorado em abril de 2022.

O registro, que mistura representações de canções inéditas de Dona Ivone Lara e depoimentos de grandes músicos por ela influenciados, conta com a participação de Xande de Pilares, Dudu Nobre, grupo Fundo de Quintal, Pretinho da Serrinha e Dandara Mariana, que além de apresentar o documentário, canta um tributo à Grande Dama composto por Bruno Castro e Ciraninho.

Muito mudou desde que Dona Ivone desafiou as normas de seu tempo e presenteou o Brasil com clássicos cuja pujança e representatividade conquistou séquitos de fãs, muito além das fronteiras nacionais. Mas sua reverência à brasilidade, ao povo que encanta por sua alegria, mesmo ante os desencantos da realidade, permanece. Xande de Pilares, em depoimento que integra o documentário, sintetizou a importância deste legado para música e para a vida de brasileiras e brasileiros: “Dona Ivone Lara rompeu barreiras em uma época muito difícil. As mulheres, que têm a oportunidade de cantar hoje, precisam exaltar a Dona Ivone Lara, pensar nela com muito carinho e respeito. Porque tudo que nós podemos desfrutar hoje, Dona Ivone batalhou muito para conquistar”.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato