''Planejamento Urbano'' é tema do Arquivo A da TV Aparecida

Divulgação

Mais uma grande reportagem do Arquivo A vai ao ar nesta quinta-feira (15/07), às 22h, na TV Aparecida. Desta vez, o assunto abordado será ''Planejamento Urbano''. A produção vai mostrar que a população brasileira, cada vez mais, migra das metrópoles para as cidades do interior. E ainda que municípios que se desenvolvem sem um bom planejamento tornam-se áreas urbanas dispersas, distantes e desconectadas.

O jornalístico destaca a cidade de São José dos Campos, no interior de São Paulo, que tem perfil de metrópole, e aplica o documento exigido por lei para cidades com mais de 200 mil habitantes. Outro exemplo vem do Rio de Janeiro, com seus desafios urbanísticos e os contrastes existentes entre outras capitais, como Curitiba, no Paraná. A reportagem de Rafael Olímpio, com produção de Samantha Natielli, ainda fala de Brasília (DF), que hoje enfrenta um de seus maiores desafios de regularização da ocupação do solo de áreas ao redor do plano piloto.

Segundo levantamento feito pela produção do programa, atualmente 170 milhões de brasileiros vivem em áreas urbanas, o equivalente a 83% da população. No histórico de desenvolvimento do país, a expansão das cidades se dá em um ritmo maior do que os investimentos em infraestrutura, o que acaba por valorizar as áreas centrais em detrimento das periféricas. Outra constatação é de que a população vem aumentando cada vez mais no interior, acentuando o crescimento e a autonomia de cidades médias e pequenas.

O Arquivo A vai levantar questões como: o que realmente está em jogo quando falamos em Planejamento Urbano e Plano Diretor? De que forma as diretrizes estabelecidas na legislação impactam o dia a dia nas cidades?  

Entre os entrevistados do programa, que debaterão o tema, estão os urbanistas Ermínia Maricato e Monteclaro Cesar. Eles vão explicar como as cidades do futuro encaram a questão da ocupação urbana.

Arquivo A, quinta-feira, às 22h

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato