TV Aparecida transmite a posse do novo bispo da diocese de Ourinhos (SP)

Divulgação Thiago Leon/Santuário Nacional

A TV Aparecida vai exibir, ao vivo, neste sábado (03/07), às 15h, a celebração eucarística e o rito de posse do novo bispo da diocese de Ourinhos (SP): Dom Eduardo Vieira dos Santos.  A transmissão acontecerá direto da Catedral Bom Jesus, na cidade de Ourinhos. Por esse motivo, excepcionalmente, o programa "Sábado com Maria'' não vai ao ar neste fim de semana.  

Dom Eduardo foi nomeado pelo Papa Francisco como novo bispo da diocese em 19 de maio último. Agora tomará posse, transferindo-se do ofício de bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo.

Ele irá substituir Dom Salvador Paruzzo, que apresentou, em junho de 2020, o seu pedido de renúncia ao Santo Padre por se aproximar dos 75 anos.  

Em entrevista ao portal "O São Paulo", Dom Eduardo comentou sobre sua nomeação: “Uma vez padre e bispo, pertencemos à Igreja. Portanto, a Igreja chama e acolho essa nomeação com muita serenidade e esperança, esperando poder contribuir para o bem na Diocese de Ourinhos”. 

Biografia 

Dom Eduardo nasceu no dia 18 de março de 1965, em Bom Sucesso (PR). Em 1988, ingressou na Congregação de Santa Cruz, em São Paulo, chegando a emitir os votos solenes e a receber a ordenação diaconal no mesmo instituto. 

Em 15 de dezembro de 2000, foi ordenado  presbítero e incardinado no clero da Arquidiocese de São Paulo. Em seguida, atuou na paróquia São João Gualberto durante sete anos. Depois, foi Vice-Reitor do Seminário de Teologia Bom Pastor, da Arquidiocese de São Paulo, simultaneamente encarregado de acompanhar os diáconos permanentes da Arquidiocese. 

Entre 2008 e 2014 ocupou o cargo de Chanceler do Arcebispado de São Paulo. Em 2013 foi nomeado Cura da Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Assunção e São Paulo Apóstolo, na região do bairro da Sé. 

Na sequência, foi nomeado Bispo Auxiliar de São Paulo, pelo Papa Francisco, recebendo a ordenação episcopal em 7 de fevereiro de 2015, na Catedral da Sé. 

Além do bacharelado e da licenciatura em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Dom Eduardo é graduado em teologia pelo Instituto Teológico Pio XI, de São Paulo. Fez mestrado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense, de Roma (PUL), através do Instituto de Direito Canônico “Padre Dr. Giuseppe Benito Pegoraro”, atual Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo, da Arquidiocese de São Paulo. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato