"Boicote aos produtos brasileiros que possam vir do desmatamento vai aumentar imediatamente", diz Paulo Artaxo no #Provoca

Créditos: Mariana Carvalho

Nesta terça-feira (17/8), Marcelo Tas conversa no #Provoca com Paulo Artaxo, um dos principais especialistas em mudanças climáticas do mundo, sobre os resultados do relatório do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas) divulgado recentemente. A edição inédita vai ao ar às 22h, na TV Cultura.

Artaxo fala que não pode existir estratégia de país para país. "Caiu a ficha de que o planeta é um só. Nós somos habitantes não do Brasil, somos habitantes de um planeta. O que um americano faz do ponto de vista de emissão de gás de efeito estufa afeta um índio que está no Alto do Rio Negro, que nunca viu a cara de um homem branco", diz.

Sobre o relatório do IPCC, o especialista comenta que é preciso reduzirmos as emissões de gases de efeito estufa, desde 2020, em 7% ao ano até 2050. "No ano passado, com a Covid-19, a redução foi de 6,7%. Seria como ter uma pandemia todo ano fazendo lockdown, parar transporte aéreo internacional. E a partir de 2050 ter emissões negativas, ou seja, plantar árvore e remover CO2 da atmosfera", explica.

No bate-papo com Tas, Artaxo diz também que o Centro-Oeste tem uma previsão especifica de redução drástica da precipitação de chuva. "E se nós continuarmos o desmatamento da Amazônia, esta previsão se agravará porque muito do vapor d’agua que cai como chuva na região vem da Amazônia. Portanto, é uma decisão que o País tem que tomar".

Pessoas competentes fizeram o Brasil ser essa potência no agro e têm que entender que é preciso mudar o modelo, diz Tas na edição, e questiona: como mudar? Que modelo é esse? "Eu conversei com o presidente da JBS recentemente. Ele perguntou o que eu faria. Falei que sairia da região interface entre o Cerrado e a Amazônia. Vai criar gado no Sul do Brasil, no Uruguai ou na Argentina. Porque são as regiões onde vai aumentar a precipitação, onde provavelmente a produtividade agrícola vai aumentar. Agora, independente disso, a questão do boicote aos produtos brasileiros que possam vir do desmatamento vai aumentar imediatamente, já começou", afirma Paulo.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato