Caminhos da Reportagem deste domingo na TV Brasil revela semelhanças entre México e Brasil

Divulgação

O Caminhos da Reportagem mostra neste domingo (15), às 20h, que Brasil e México têm muito em comum. Durante a edição inédita do programa da TV Brasil, a produção jornalística destaca o que une os dois países, a começar por suas independências. 

O México comemora este ano o bicentenário de um ponto crucial da sua história: a assinatura do Tratado de Córdoba, que reconheceu o país como nação independente da Espanha. 

A independência mexicana faz parte das Revoluções Atlânticas, movimentos na América moldados pelo Iluminismo e pela Revolução Francesa. O Brasil também fez parte dessas revoluções quando se tornou independente de Portugal há quase 200 anos.

Muito em comum

México e Brasil são as maiores economias da América Latina. "Os dois representam um Produto Interno Bruto de 54%, estão entre as 20 maiores economias do mundo", avalia o gerente de Políticas de Integração Internacional da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Fabrizio Panzini. 

Carros e autopeças são os produtos mais comercializados entre os dois. O primeiro modelo exportado para os mexicanos foi a Brasília, da Volkswagen, em 1974. Fez tanto sucesso lá, que apareceu no seriado mexicano de maior sucesso: Chaves. Era o carro do senhor Barriga.

Criado na década de 70, Chaves só chegou ao Brasil em 1984. Conquistou uma legião de fãs, entre eles o youtuber Fábio Ribeiro. Ele conheceu o Roberto Bolaños, criador do personagem, durante uma viagem ao México e foi recebido na casa do ator. "A gente estava em piripaque, né?", brinca o youtuber. "Foi uma conversa rápida, mas ele disse que se arrependeu de não ter vindo conhecer o Brasil quando teve oportunidade", relembra.

Tequila e tacos

A atração da emissora pública revela ainda que um produto mexicano de grande aceitação no Brasil é a tequila e, por aqui, só existe a mexicana - assim como toda cachaça encontrada no México é brasileira. Segundo o embaixador do México no Brasil, José Ignácio Piña Rojas, um acordo comercial entre os dois países reconhece a origem das bebidas, não sendo possível produzi-las em seus territórios - apenas importá-las.

Pratos como guacamole, tacos e burritos, atraem o gosto brasileiro. Em São Paulo, o restaurante Metzi foi o resultado da encontro de dois chefs: a brasileira Luana Sabino e do mexicano Eduardo Ortiz. Eles garantem que a união também é possível nos pratos. "Há muitos ingredientes em comum: lá temos as chicatanas e aqui vocês tem a tanajura; algumas pimentas a gente consegue desidratar, não é a mesma coisa, mas você consegue trabalhar bem com elas", garante Eduardo.

Há 8 anos, o jornalista brasileiro Vinicius Covas se mudou para o México para fazer uma pós-graduação e está lá até hoje. "Foi um país que me surpreendeu por oportunidades de trabalho e negócios", avalia. Além disso, ele acredita que o turista fica maravilhado com a diversidade do país. "Você pode conhecer desertos, praias paradisíacas, viajar séculos a cada semana, é um país impressionante", conclui. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato