CNN Séries Originais: 'A Sociedade da Intolerância' aborda racismo e xenofobia

Divulgação

O segundo episódio 'Racismo e Xenofobia', da série "A Sociedade da Intolerância" que vai ao ar quinta-feira (12/08), às 22h30min, traz um duplo recorte sobre o preconceito no país, dando voz a quem sofre com o racismo e, também, com a xenofobia. Os repórteres do CNN Séries Originais trazem a contextualização histórica e mostram como ainda hoje comunidades inteiras são afetadas por discursos de ódio e separação.

"A sociedade brasileira é racista, portanto tudo aquilo que remete ao nosso passado escravocrata, e portanto especificamente a figura do negro, é sempre rechaçado, e sempre motivo portanto de preconceito", diz o sociólogo Paulo Silvino.

"Então o racismo é a inferiorização de um grupo social relativamente a outro, no sistema de relações de poder, em que o grupo dominante, ou integrante de um grupo dominante, oprime desumanizando um grupo dominado", explica o presidente da organização Advogados pela Diversidade Sexual, Paulo Iotti.

Para quem estuda o tema, o racismo estrutural ainda impera no país.

"Eu não vejo exatamente ódio racial, é um racismo estrutural, então se banalizou no Brasil práticas discriminatórias contra o negro", diz eunice Prudente, professora doutora na Faculdade de Direito da USP.

A história dos Confederados -- um grupo de descendentes americanos, que vive no interior de São Paulo, e carrega uma bandeira que é proibida de ser hasteada em sete estados nos Estados Unidos, e também é vetada nas Forças Armadas americanas, por conta da sua referência a movimentos racistas.

"A bandeira confederada nos Estados Unidos é como se fosse uma suástica. Uma marca muito clara da nazificação dos movimentos", explica a antropóloga Adriana Dias.

"Ela (a bandeira) significa ódio. O ódio às pessoas negras, de origem africana. A escravidão, o colonialismo, o racismo, é isso que ela representa", completa o historiador Carlos Dias.

Em São Paulo, a vida de quem veio de fora do país e hoje se vê obrigado a fugir de bairros na zona leste paulistana por conta de ameaças xenofóbicas, como explica a diretora-executiva do CDHIC, Thaís La Rosa.

"A gente calcula aí que tinha mais ou menos 400 famílias de imigrantes morando ali naquela região, e tem muita gente saindo principalmente congoleses, angolanos, camaroneses, saindo dali e buscando outras moradas". 

E a discussão sobre as possíveis saídas para que a sociedade brasileira supere o racismo e a xenofobia ainda tão presentes no dia a dia de pessoas negras e estrangeiras -- que escolhem resistir às ameaças, haja o que houver.

"Temos que continuar resistindo. Então eu acho que nem vai levar tanto tempo, porque agora usando a tecnologia na informação, na educação, podemos formar novos cidadãos em um futuro breve", diz a professora doutora na Faculdade de Direito da USP, Eunice Prudente.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato