Danilo Santos de Miranda é homenageado no Persona da TV Cultura

Divulgação Beatriz Girão

Neste domingo (8/8), o Persona entrevista um dos mais importantes gestores culturais do Brasil, Danilo Santos de Miranda. O Diretor do Sesc São Paulo fala sobre sua trajetória profissional e os momentos mais marcantes de sua vida, numa conversa envolvente com Atilio Bari e Chris Maksud. O programa vai ao ar às 21h, na TV Cultura.

Miranda cresceu em um município no norte do Rio de Janeiro. Mesmo a cidade sendo pequena, ela era agitada com festas populares e religiosas. "Você pensa que a cidade é o centro do mundo, né? Na sua infância, o mundo é aquele, o resto é coisa que você ouve falar, mas que tem uma distância tão longa, tão imensamente para fora que você não tem ideia", compartilha. Danilo conta como sua infância e adolescência foram repletas por símbolos musicais de sua família e de sua cidade natal, sempre com uma cultura muito tradicional e com a casa cheia.

A religião sempre foi um marco muito importante para Miranda, ele frequentava seminários e focava em passar dias cuidando e ajudando pessoas. "São experiências que estabelecem com você uma relação provisória, uma relação quase que ‘faz de conta’, mas é uma relação real durante um período. E isso foi muito interessante para mim e muito formador. Foi uma marca curiosa essa experiência de vida", afirma.

Danilo refletiu durante um longo período de tempo e resolveu sair da vida de seminários religiosos e se dedicar a arrumar outro emprego. "Não era minha vocação, não era meu caminho. Não houve nenhum fator externo que me atraísse de maneira a mudar de vida. Era uma convicção pessoal proveniente de uma reflexão daquele momento", confessa. Assim, ainda deslocado no mundo capitalista de operariado, Miranda se encontrou ao ser contratado por um amigo para entrevistar pessoas para diversos cargos. Focando em realizar conexões profundas e reais com as pessoas, Danilo foi crescendo profissionalmente até ser selecionado para desenvolver o Sesc de São Paulo.

O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi o que mudou e marcou a vida de Danilo. A partir dessa instituição, ele conseguiu mobilizar comunidades para se envolverem com o esporte, arte e cultura. "A cultura é um universo em que o ser humano está inserido. Tudo isso é cultura, pois é invenção do ser humano, é a capacidade humana de criar, de engendre, de fazer", afirma Miranda. A partir disso, ele mudava a vida das pessoas com que ele entrava em contato e relata, como a cultura, a educação e a natureza são intrínsecas e necessárias para o desenvolvimento social e humano.

O Persona também leva ao ar uma série de depoimentos de personalidades que conviveram e trabalharam com Danilo Santos de Miranda, como Fernando Almeida, Ivaldo Bertazzo, Bia Lessa e Luis Melo e Gerald Thomas.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato