Efervescência cultural de porto alegre nos anos 1980 é abordada em documentário exibido pelo Prime Box Brazil

Divulgação

A efervescência cultural de Porto Alegre nos anos 1980, época de florescimento do rock gaúcho, do cinema urbano e de experimentações estéticas na televisão e no teatro de rua porto-alegrenses é rememorada no documentário ''Filme sobre um Bom Fim''. O conteúdo estreia dia 15 de agosto no canal de televisão por assinatura Prime Box Brazil, e pode ser acompanhado também pela plataforma de streaming Box Brazil Play.

Através do resgate de imagens da época e de depoimentos de artistas e frequentadores que participaram da transformação cultural no bairro Bom Fim, o filme traça uma genealogia da vida boêmia e intelectual da cidade. A obra demonstra que o cenário cultural dos anos 1980 começou a ser gestado décadas antes, quando discussões acadêmicas, revolução sexual e ideais libertários formavam o pano de fundo da contestação local à Ditadura Militar.

Além das transformações nas subjetividades das personagens, o documentário demonstra os efeitos das mudanças à materialidade do bairro. O processo de especulação imobiliária gerou um processo de gentrificação, que removeu importantes espaços culturais e alterou não apenas o público frequentador, mas também a vocação contracultural da área.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato