Futebol feminino: No 'Galera Esporte Clube', atletas do futebol profissional apontam diferença de salários entre homens e mulheres: “Fazemos a mesma coisa”

Divulgação RedeTV!

Nesta quarta-feira (25), o programa 'Galera Esporte Clube' traça um panorama do futebol feminino no país, desde o surgimento dos primeiros times profissionais em 1980, quando a prática deixou de ser proibida por lei.
 
Lucas Strabko, o Cartolouco, acompanha de perto a rotina de Carina Gomes, a Cacau, titular do Corinthians, e Micaela Silva, a Mica, jogadora da Portuguesa, para mostrar a diferença entre o futebol feminino e o masculino, refletida no dia a dia destas atletas. 
 
No Corinthians desde 2016, Cacau expõe a discrepância salarial entre as categorias. “Financeiramente os salários do feminino não são tão absurdos igual aos do masculino. Deveria ser o normal para nós, já que fazemos a mesma coisa”, afirma ela, que iniciou a carreira como jogadora profissional em 2006, aos 20 anos. “Meu primeiro salário foi de 300 reais. O que eu ganhava no futebol não era suficiente, então quando não estava no Centro Olímpico eu trabalhava como motogirl”, revela.
 
Rotina essa similar à de Mica que, atualmente, além de jogar pelo clube, também faz entregas de comida por aplicativo para complementar a renda.
 
Ainda nesta edição do ‘Galera Esporte Clube’, Cartolouco conversa com a ex-jogadora do Grêmio, Roberta Cristina da Rosa, que não teve seu contrato renovado com o clube após o nascimento do seu primeiro filho.

Divulgação RedeTV!

O jornalista também bate um papo com o jogador trans Marcelo Nascimento Leandro, que antes da transição de gênero em 2019 atuava pelo futebol feminino do Corinthians. Após passar por um quadro de depressão que envolvia a transexualidade e questões familiares, Marcelo decidiu iniciar o tratamento hormonal que o retiraria definitivamente do clube paulista.
 
“A partir do momento que eu iniciasse a transição hormonal, tomasse a primeira dose de testosterona, não poderia mais competir com as meninas, porque seria um dopping, seria antiético da minha parte", revela ele, que está há mais de um ano e meio fora dos campos.
 
Atualmente, não existe nenhum jogador transgênero no futebol masculino brasileiro e Marcelo revela o desejo que este cenário mude, que consiga entrar em um clube em breve: “Estou trabalhando para isso”.
 
A matéria completa será exibida no 'Galera Esporte Clube' desta quarta-feira (25), às 23h30, na tela da RedeTV!.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato