Madeiras dos escombros do Museu Nacional viram arte em novo documentário original da parceria entre Globoplay e GloboNews

Divulgação Globo

Das cinzas à esperança. No dia 2 de setembro de 2018, o Brasil viveu um dos mais tristes episódios de sua história cultural, quando um devastador incêndio atingiu o Museu Nacional/UFRJ, no Rio de Janeiro, e dizimou grande parte de um acervo emblemático. Mas onde muitos só viam destroços, alguém viu a possibilidade de fazer arte. Essa história de transformação e recomeços é tema do documentário ‘Fênix: o voo de Davi’, produção original do Globoplay em parceria com a GloboNews, que o canal exibe no domingo, dia 29, às 23h, e a plataforma disponibiliza no dia 2 de setembro. Com direção e roteiro de Vinícius Dônola, João Rocha e Roberta Salomone, o documentário apresenta o bombeiro e luthier Davi Lopes, que construiu instrumentos musicais com restos de madeira remanescentes do incêndio, e produziu música e amor a partir de pedaços de móveis e vigas queimadas na grande tragédia.
 
A jornada de Davi foi documentada desde setembro de 2018 e, desde então, foram confeccionados cinco instrumentos – dois violões, um bandolim, um cavaquinho e um violino – que serão entregues ao Museu Nacional/UFRJ. O filme mostra todo o processo de busca do material em meio aos destroços, o trabalho de luthieria e a finalização dos instrumentos, que ganharam padrinhos famosos como Gilberto Gil, Paulinho da Viola, Nilze Carvalho, Paulinho Moska, Hamilton de Holanda e Felipe Prazeres. 
 
“O público pode esperar no filme brasilidade, cultura, relevância jornalística e emoção, tudo embalado pelas músicas, a emoção dos artistas que abraçaram o projeto e imagens de grande impacto”, conta Fátima Baptista, chefe de redação da GloboNews, responsável pela supervisão da obra, que teve parte desenvolvida durante a pandemia, seguindo rígidos protocolos de segurança. 
 
Davi Lopes lembra que o incêndio mexeu diretamente com ele, que frequentava o Museu quando era jovem. “Passei a minha infância indo ao Museu e, anos depois, levei as minhas filhas muitas vezes. Sempre fui apaixonado por aquele lugar. Por isso, ser bombeiro e ter vivenciado o incêndio de perto foi muito difícil. Fiquei arrasado. Depois, pensei que, se pegasse algumas madeiras do rescaldo, poderia fazer reviver a importância do local através da arte, da música. A madeira estava totalmente queimada, mas eu tinha certeza de que uma parte dela poderia trazer algo de bom. E foi exatamente o que aconteceu. O sentimento que tenho é de vitória e de emoção. É a certeza de que nos momentos mais terríveis, podemos ver uma luz no fim do túnel e renascer. Das cinzas”, afirma o luthier.
 
Após autorização do Museu Nacional/UFRJ para selecionar e identificar materiais que pudessem ser aproveitados para a confecção dos instrumentos, o suboficial dos bombeiros transformou, por exemplo, restos da porta da bilheteria, de jacarandá, nos fundos e laterais dos violões, do bandolim e do cavaquinho. A maior parte do material usado estava no interior do prédio do Museu, como os batentes de pinho-de-riga e uma viga de braúna, raros na natureza. O trabalho cuidadoso de Davi ainda permitiu que partes de uma de uma viga do Torreão Sul, originalmente os aposentos de D. Pedro II, virassem as escalas de um violão clássico e de um cavaquinho. 
 
‘Fênix: o voo de Davi’, é mais um investimento do Globoplay em documentários originais. No catálogo da plataforma, já estão títulos como “Em Nome de Deus” e “Caso Evandro”. A série é mais uma produção em parceria com o Jornalismo da Globo e da GloboNews, que já lançou “Marielle, o documentário”, “Cercados” e “voluntário ****1864 - quem são os anônimos da vacina?”. A plataforma também oferece conteúdos exclusivos, nacionais e internacionais, como o fenômeno “Framing Britney Spears: A Vida de uma Estrela”. Um vasto material com as diversas vertentes desse gênero, como séries documentais de crimes, biografias de personalidades, apuração jornalística, esporte, saúde ou música.
 
Já a GloboNews, que comemora 25 anos em outubro, produziu desde 2014 mais de 70 documentárioscom Globo Filmes, Canal Brasil e Globoplay. Títulos que mereceram indicações em festivais nacionais e internacionais como o Emmy Internacional (com “Torre de David”, em 2015; “Síria em Fuga”, em 2016; e “Aliados”, em 2020). A lista inclui ainda renomadas produções como: “Cidades Fantasmas”, “Libelu” e “Cine Marrocos” – vencedoras do Festival É Tudo Verdade –, e “Marinheiro das Montanhas’, único filme brasileiro selecionado para o Festival de Cannes de 2021. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato