No Curta!On, produções sobre Glauber Rocha celebram o diretor morto há 40 anos

Divulgação Curta!On

Há 40 anos, em um dia 22 de agosto, falecia Glauber Rocha. Além da filmografia deixada por ele, considerado o principal diretor do Cinema Novo, seu importante legado para a cultura brasileira continua ecoando até as novas gerações de cineastas. A intensidade da vida e da obra de Glauber é sempre digna de homenagens dos que conviveram com ele ou admiram sua trajetória.

E, para celebrar sua existência e contribuição artística, o Curta!On disponibiliza dois documentários sobre o artista: “Rocha Que Voa”, de Eryk Rocha – seu filho -, e “Glauber O Filme, Labirinto do Brasil”, de Silvio Tendler; além do episódio da série “Grandes Cenas” sobre o filme “Terra em Transe”, um dos mais famosos do diretor.

O Curta!On é uma plataforma de streaming do canal Curta!, disponível no NOW da NET/ Claro e em www.curtaon.com.br, que conta com mais de 450 produções organizadas por temas de interesse como Música, Artes, MetaCinema, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mitologia e Religião, Sociedade e Pensamento.

Confira as produções sobre Glauber Rocha no Curta!On:

Rocha Que Voa - O exílio em Cuba de 1971 a 1972, um dos períodos menos conhecidos da vida do diretor Glauber Rocha, coincide com um período de grande euforia e discussão em torno do papel das artes na revolução social e política dos países da América Latina e do Terceiro Mundo. Glauber, com sua fala barroca e poética, propõe o cinema como o principal instrumento cultural e político para a promoção da unidade latino-americana, servindo como fio condutor para a reconstituição do Cinema Novo brasileiro e do Cinema Revolucionário cubano.

Glauber O Filme, Labirinto do Brasil – Dirigido por Silvio Tendler, o documentário fala sobre a vida e a morte de Glauber Rocha, o polêmico cineasta baiano que revolucionou o cinema, promovendo uma radical revisão na cultura brasileira. Imagens de seu enterro, junto a depoimentos recentes de quem acompanhou sua trajetória explodem na tela num filme que também é tributo à memória de um artista que idealizava um cinema independente e libertário.

Grandes Cenas (Série) – Episódio: “Terra em Transe” – Neste episódio da série “Grandes Cenas”, dirigida por Ana Luiza Azevedo, Vicente Moreno, o montador Eduardo Escorel e o diretor de fotografia Luiz Carlos Barreto comentam a caótica cena da coroação em "Terra em Transe" (1967), de Glauber Rocha, o ápice da verborragia, do barroco e da desconstrução da forma tão presentes nesse marco do Cinema Novo.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato