Repórter Esso ganha interprograma especial na TV Brasil a partir deste sábado

Divulgação

Para recordar os 80 anos de estreia do Repórter Esso, primeiro noticiário de radiojornalismo do país, transmitido originalmente a partir de 28 de agosto de 1941, a TV Brasil lança um interprograma temático neste sábado (28), nos intervalos da programação da emissora pública.

Na produção de curta duração, com um minuto, o radialista Antônio Carlos, renomado comunicador do Rio de Janeiro, destaca a credibilidade e a importância do Repórter Esso para os ouvintes e a sociedade. A atração jornalística fez história nas ondas da Rádio Nacional e, depois, ainda ganhou a telinha.

Com slogans inesquecíveis como "O primeiro a dar as últimas" e "Testemunha ocular da história", o programa marcou época e atravessou gerações. Pioneiro, o Repórter Esso não se limitava a ler as matérias recortadas dos jornais impressos e serviu de modelo para outras produções noticiosas.

Durante a peça, gravada com exclusividade por Antônio Carlos, que inclusive atuou como locutor na Rádio Nacional no início da carreira, nos anos 1950, o comunicador ressalta a presença de personalidades do jornalismo no Repórter Esso.

A homenagem resgata nomes de relevância na trajetória da produção, como Heron Domingues. Ele foi o responsável por parar o Brasil para ouvir as últimas notícias do momento como o suicídio de Getúlio Vargas, em 1954, entre outros furos de reportagem.

O programete "Repórter Esso - 80 anos de Jornalismo" mescla material raro obtido no vasto acervo preservado pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que faz a gestão da TV Brasil e da Rádio Nacional, com trechos dessa entrevista inédita de Antônio Carlos. O conteúdo fica disponível também nas redes sociais dos veículos públicos.

O especial foi concebido por Bruno Barros e Waldecir de Oliveira que assinam a direção do interprograma sobre o Repórter Esso. Em junho, os dois profissionais regravaram cenas da primeira radionovela brasileira, "Em Busca da Felicidade", sucesso de audiência na Rádio Nacional, que então completava oito décadas. A trama pioneira da dramaturgia no país foi ao ar nas ondas da emissora entre 1941 e 1943.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato