Tricampeão olímpico e prata em Tóquio, técnico José Roberto Guimarães é o convidado do 'Grande Círculo'

Divulgação Globo

José Roberto Guimarães outra vez fez história em uma edição de Jogos Olímpicos. Em oito participações no principal evento esportivo do planeta – uma como jogador, e as outras sete como técnico – conquistou sua quarta medalha. O único treinador da história do vôlei brasileiro a se sagrar tricampeão olímpico – em 1992 com os homens e em 2008 e 2012 com as mulheres –, o comandante desta vez liderou uma renovada equipe feminina que chegou à decisão, conquistando a medalha de prata. Ele é o entrevistado do ‘Grande Círculo’, que irá ao ar de forma inédita a partir de 0h30 deste domingo, dia 29, no SporTV, com reprises às 8h15, também no SporTV, e 13h, no SporTV2, no mesmo dia.
 
 Participaram da entrevista o apresentador Milton Leite, o narrador Luiz Carlos Jr., que foi a voz do SporTV nos jogos da seleção feminina em Tóquio, e a comentarista Fabi Alvim, bicampeã olímpica com José Roberto Guimarães, em 2008 e 2012. O treinador mais uma vez foi fundamental para o sucesso nacional. A equipe feminina teve um ciclo olímpico com alguns obstáculos a superar. O principal deles, a reformulação em relação ao time que disputou os Jogos do Rio, em 2016. A medalha de prata foi a única do vôlei no Japão, contando também a modalidade na praia. O Brasil saiu mais forte e com a expectativa de que daqui a três anos, em Paris, volte a ocupar o topo do pódio entre as mulheres nas quadras. O time só foi derrotado uma vez, justamente na decisão contra os Estados Unidos. 
 
 Assim como a caminhada até Tóquio não foi fácil, a trajetória durante o torneio também apresentou grandes desafios. O principal deles exigiu a experiência de um tricampeão olímpico para uma tomada rápida de decisão. Horas antes de entrar de ir ao ginásio e liderar a seleção na semifinal com a Coreia do Sul, José Roberto Guimarães soube que uma de suas principais jogadoras, a oposta Tandara, testara positivo em um exame antidoping feito antes do embarque para Tóquio. Com isso, ela estava automaticamente fora da disputa da semifinal com a Coreia do Sul. Após comunicar o corte ao grupo, ele decidiu não permitir o encontro de Tandara com as companheiras, pensando em impactar o mínimo possível o emocional das atletas. O Brasil venceu por 3 a 0 a semifinal.
 
"Nós fomos comunicados que a Tandara teria de voltar ao Brasil. Foi um baque. Ao chegar na base de treinamento eu reuni o pessoal e foi quando tive de comunicar ao time. Falei que teríamos de jogar por ela e por todos nós. Que quando elas voltassem para a Vila Olímpica, não encontrariam mais  Tandara. E aí a ficha caiu e elas começaram a se entreolhar. Terminei o vídeo e foi uma para cada lado. Demos um tempo a mais do que o normal para começar o trabalho naquele dia. Foi duro, triste e espero que a gente tenha um final feliz nesta história", conta o treinador.
 
A exibição da entrevista do treinador da seleção brasileira feminina de vôlei vai ao ar logo após o 'Troca de Passes', no SporTV.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato