Cainã Cavalcante lança álbum em tributo a Garoto neste sábado na TV Brasil

Divulgação

Os sucessos do compositor e violonista Garoto são resgatados pelo músico Cainã Cavalcante que estreia seu novo disco na edição inédita do Cena Instrumental, programa exibido pela TV Brasil neste sábado (2), às 23h30. O artista lança o álbum com espetáculo exclusivo no estúdio da emissora pública e explica o projeto na entrevista para a apresentadora Bia Aparecida.

O convidado destaca o recém-gravado álbum "Sinal dos Tempos - Cainã toca Garoto", produzido em março. Ele revela curiosidades sobre a homenagem e explica a importância do trabalho deixado pelo popular Garoto, nome artístico do paulistano Aníbal Augusto Sardinha (1915-1955).

Durante a entrevista, Cainã destaca a dimensão das harmonias, inteligência das composições e fluência da execução das composições de Garoto. O compositor e violonista cearense detalha essas qualidades. "Ele mexe com harmonias, arquitetura da música e contrapontos. Coloca o violão em outro patamar".

Cainã analisa o que Garoto representa em sua carreira. "Garoto é uma figura quase mitológica que sempre me acompanhou. Ouvia falar dele e admirava sua obra robusta. As pessoas chegam a ter medo de encará-la e trazê-la pra perto", conta o convidado que buscou fazer isso em seu tributo.

Além da conversa com a cantora e jornalista Bia Aparecida, Cainã apresenta sucessos que selecionou do repertório de Garoto para seu disco com dez faixas. Durante a produção da TV Brasil, ele interpreta clássicos como "Lamentos do Morro", "Nosso Choro", "Gente Humilde" e "Duas Contas" no show intimista.

Contemporâneo de ícones do cenário nacional, Garoto teve talento e sucesso equivalentes aos maiores astros do país. O músico fez história em programas que desenvolveu na Rádio Nacional na fase mais fértil de sua trajetória artística nos anos 1940 e 1950.

Considerado o "gênio das cordas" e um dos mais celebrados compositores de sua época, Garoto é uma das principais referências do violão moderno no Brasil. A poesia do autor que criou peças inovadoras está presentes na obra de grandes instrumentistas da atualidade no país e no exterior.

Com estilo único, ele teve seu patrimônio musical reverenciado por nomes que já partiram como Baden Powell e João Gilberto. Personalidades que estão na ativa atualmente como Guinga e Yamandu Costa valorizam a coletânea de Garoto.

A proposta desta edição do programa Cena Instrumental é mostrar que o legado de Garoto ainda encanta o público de várias gerações mesmo seis décadas após sua morte prematura. O artista faleceu aos 39 anos, vítima de ataque cardíaco, em 1955.

Parceiros na gravação do disco, o valoroso jovem Guto Wirtti (contrabaixo acústico) e o veterano Paulinho Braga (bateria) também acompanham Cainã Cavalcante no especial gravado pelo artista no estúdio da TV Brasil.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato