Canal Brasil apresenta ''Cinejornal'' sobre os 20 anos da Ancine

Divulgação

Para comemorar os 20 anos da criação da Ancine, o Canal Brasil reuniu grandes nomes do cinema nacional em duas edições especiais do Cinejornal em defesa da instituição. No programa que vai ao ar hoje, às 16h45, Simone Zuccolotto conversa, via Zoom, com Luiz Carlos Barreto, Cacá Diegues, Rodrigo Saturnino, Luiz Severiano Ribeiro e Pedro Parente. E na quinta, dia 30, às 19h55, será apresentado o papo de Zuccolotto com Mariza Leão, Fabiano Gullane, Andrea Barata Ribeiro, João Vieira Jr e Leonardo Edde. Entre os temas abordados estão a criação da Ancine, os méritos acumulados pela agência, os problemas enfrentados, a necessidade de articulação para a chegada de um próximo governo e apontamentos para o futuro.

O produtor Luiz Carlos Barreto lembra dos bastidores da criação da agência, em 2001, quando Fernando Henrique Cardoso era o presidente do Brasil e tinha o desejo de deixar em seu governo como marca a instalação de uma grande indústria cultural. “Existia uma ideia em curso, que era uma ideia do Gustavo Dahl, de criar uma secretaria na presidência da república, que seria um organismo que iria viabilizar essa indústria cultural e a indústria cinematográfica. O presidente convocou uma reunião no Palácio da Alvorada, na qual estivemos presentes, Cacá, eu, o ministro da cultura e o Pedro Parente, como ministro chefe da casa civil e o presidente, que bateu o martelo para criarmos a agência e delegou ao Pedro Parente ordenar e orientar os trabalhos, no sentido de um amplo diagnóstico e soluções estratégicas para o problema do cinema brasileiro. Foi aí a gênese da Ancine”.
 
Um dos temas debatidos foi o futuro do cinema brasileiro, com base em uma realidade difícil como a que a indústria cultural se encontra atualmente. Cacá Diegues disse estar otimista por saber que existem pessoas preparadas para o futuro como as que participaram do papo. “Eu me sinto muito orgulhoso de entrar em uma reunião como essa em que veteranos do cinema brasileiro como o Rodrigo, como o Severiano Ribeiro, como o Barreto, estão absolutamente preparados para o que vai acontecer. Isso é uma coisa que deixa a gente muito feliz, eu estou em ótimas companhias e para onde eles me levarem está bom”.

Cinejornal - Especial Ancine 
Horário: terça, dia 28/09, às 16h45
Convidados: Luiz Carlos Barreto, Cacá Diegues, Rodrigo Saturnino, Luiz Severiano Ribeiro e Pedro Parente
Anderson Ramos

Um site sobre TV paga com as principais noticias envolvendo o setor, e suas principais operadoras. Além das novidades dos canais e streamings! facebook twitter instagram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV. OBS: Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem