CNN Sinais Vitais fala sobre um mal que aflige aproximadamente 30% da população mundial

Divulgação 

A hipertensão, sua prevenção e suas várias causas vão ser mostradas no ''CNN Sinais Vitais'', apresentado por Dr. Roberto Kalil, que vai ao ar nesta quarta-feira (29/09), às 22h30. O episódio ''O mal silencioso'' tem esse título para evidenciar uma das mais perigosas características da doença: ela é pouco sintomática. 

De 20 a 30 por cento da população mundial têm hipertensão e, muitas vezes, nem sabe que está com a doença. Os sintomas somente se tornam claros quando o indivíduo já tem o acometimento de órgãos importantes como cérebro, rins e coração. Uma pessoa é considerada hipertensa quando ela tem medidas de pressão com valores iguais ou acima de 140 x 90 mmHg (milímetros de mercúrio) ou “14 por 9”.

A hipertensão, popularmente conhecida como “pressão alta”, é uma doença crônica definida pelos números elevados da pressão arterial, que é a pressão que existe dentro das artérias para facilitar o fluxo de sangue fundamental para o batimento do coração.  A hipertensão ocorre quando “essa pressão, dentro das artérias, é muito alta, sobrecarregando o coração na hora do batimento, criando uma resistência que acarreta doenças”, explica o médico Luiz Bortolotto,diretor da Unidade Clínica de Hipertensão do InCor.

Aferir a pressão ao menos uma vez por ano foi uma das mais importantes recomendações dos médicos entrevistados no programa, que vão dar “uma aula” sobre a maneira correta de usar o aparelho. O Dr. Kalil reforça o alerta em relação à relação direta entre hipertensão e doenças do coração: “a hipertensão é um mal silencioso porque tem pouco sintoma. Sabemos que ela aumenta a incidência de infarto e acidente vascular cerebral, dentre outras agressões às artérias no corpo, e sabemos também que, no mundo inteiro, a aderência ao tratamento é ruim”, reforça o cardiologista.

O “CNN Sinais Vitais” vai explicar que, além do forte componente genético, a hipertensão sofre influência social e até demográfica. O estilo de vida é fundamental porque o tipo e a qualidade dos alimentos ingeridos são determinantes: “As famílias de baixa renda nem sempre têm acesso a alimentos saudáveis, a frutas, verduras, e acabam comendo alimentos com alto teor de sal, acabam não tendo uma condição de poder fazer uma atividade física, sofrem com o estresse do dia a dia, da falta de emprego, do estresse do trabalho, então isso acaba gerando um aumento da incidência da hipertensão”, justifica a Dra. Juliana Gil de Moraes, cardiologista da Unidade Coronariana do Hospital Sírio-Libanês.

A relação da apneia do sono com a hipertensão também vai ser mostrada. A apneia do sono é uma condição em que as pessoas, ao dormir, têm estreitamento na passagem de ar na garganta, provocando roncos e pausas na respiração. A consequência é uma queda da oxigenação do corpo. É uma doença muito comum na população e isso pode ocorrer centenas de vezes à noite”.

A surpreendente história de vida da professora aposentada Patrícia Moreira está diretamente ligada à hipertensão. Patrícia chegava a apresentar, com frequência, uma pressão de 29 por 20. Moradora do Rio de Janeiro, seu médico afirmou que ela deveria ser pesquisada e a indicou para tratamento no InCor. Em São Paulo, ela foi tratada pelo Dr. Bortolotto. Ela tomava mais de nove tipos de remédio, e passou por várias internações em UTI por causa da pressão. Dr.Bortolotto concluiu que o melhor, para ela, seria um procedimento de “denervação renal”, um tratamento intervencionista, que diminui a ação dos nervos nos rins.  O Programa revela qual foi o resultado da intervenção e como Patrícia está hoje.  

*O ''CNN Sinais Vitais'', com Dr. Roberto Kalil, vai ao ar na quarta-feira (29/09), às 22h30, logo após o “Jornal da CNN”, na faixa nobre da CNN Brasil.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato