Especial 11 de setembro: Jornal da Record estreia série sobre os 20 anos do ataque terrorista

Divulgação Record TV

A partir de segunda-feira, dia 06/09, o Jornal da Record vai exibir ''Terror, 20 anos depois'', uma série especial sobre o trágico e histórico atentado terrorista nos Estados Unidos, que completa duas décadas em 11 de setembro de 2021. 

Na semana que antecede os 20 anos dos ataques que chocaram o mundo, a produção, dividida em cinco reportagens, mostra as consequências das ações orquestradas pelo grupo terrorista al-Qaeda que deixaram quase três mil mortos naquela manhã, quando 19 terroristas sequestraram quatro aviões comerciais com a missão de atingir símbolos da América, o World Trade Center, o Pentágono e possivelmente a Casa Branca. Dois deles atingiram o objetivo ao alcançar as Torres Gêmeas, em Nova York. Outros dois caíram antes de cumprir a missão, um em Washington, e o outro, na Pensilvânia. 

A série, com reportagens da correspondente Evelyn Bastos, destaca o relato de quem sofreu viveu o horror do atentado, como sobreviventes e bombeiros. E mostra o trabalho até hoje desenvolvido na reconstrução, preservação de memória e reconhecimento das vítimas, além das ligações dos ataques com o Afeganistão, país ocupado pelos Estados Unidos desde então até recente retirada das tropas.  

A série está dividida nos seguintes temas: O Ataque e os Sobreviventes, Reconstrução e Buscas, Bombeiros, Memorial e Vítimas, e Legado.

Na estreia, uma entrevista com sobreviventes e com o fotógrafo Stan Honda, que fez algumas das imagens mais conhecidas do 11 de setembro.

Na terça-feira, em Reconstrução e Buscas, o destaque é o trabalho dos legistas que, mesmo 20 anos depois, continuam as buscas para identificar vítimas, agora contando com o avanço da tecnologia. A reportagem mostra também a reconstrução da área, com  novo prédio, o One World Trade Center, que com 541 metros de altura é o prédio mais alto do Ocidente.

O terceiro episódio, no ar na quarta-feira, traz o depoimento de voluntários e bombeiros que atuaram naquele dia. E encontra Bill Spades, o único bombeiro sobrevivente dentre os doze colegas do grupamento em que trabalhava. Enquanto ele e os colegas  trabalhavam nos escombros do WTC, em Nova York, descobriu que um tio estava no voo 93, derrubado na Pensilvânia.   

O episódio Memorial e Vítimas, na quinta-feira, conta histórias de pessoas que perderam familiares nos ataques e tiveram as histórias mudadas para sempre, como a brasileira Paula Bellini, que vai falar pela primeira vez sobre o que enfrentou. Ela, que estava grávida, trabalhava nas Torres Gêmeas e, em 11 de setembro, atrasou-se  para chegar ao trabalho porque não se sentia bem. Ainda assim, ela foi atingida duramente: o pai do menino que ela esperava estava numa reunião no prédio quando os aviões atingiram as Torres, e não sobreviveu. O programa conversou também com o filho do casal, Nicholas, que, assim como o atentado, logo completará 20 anos. A reportagem apresenta também o Memorial construído em homenagem às vítimas, que recebe milhões de visitantes do mundo inteiro.

Legado encerra a séria com as consequências dos ataques, a guerra no Afeganistão, a morte de Osama bin Laden e a atual situação do Afeganistão. A reportagem encontra um veterano de guerra brasileiro que passou dois anos no Afeganistão, e mostra o trabalho de uma associação que ajuda mulheres afegãs.

A produção é de Gabriela Coelho, a edição de Luciana Toda, e as reportagens nos Estados Unidos são de Evelyn Bastos com Victor Albuquerque. Roberta Saviano e Rosana Teixeira coordenam a produção. 

O Jornal da Record vai ao ar às 19h55.
Anderson Ramos

Um site sobre TV paga com as principais noticias envolvendo o setor, e suas principais operadoras. Além das novidades dos canais e streamings! facebook twitter instagram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV. OBS: Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem