Especial 11 de setembro: Jornal da Record estreia série sobre os 20 anos do ataque terrorista

Divulgação Record TV

A partir de segunda-feira, dia 06/09, o Jornal da Record vai exibir ''Terror, 20 anos depois'', uma série especial sobre o trágico e histórico atentado terrorista nos Estados Unidos, que completa duas décadas em 11 de setembro de 2021. 

Na semana que antecede os 20 anos dos ataques que chocaram o mundo, a produção, dividida em cinco reportagens, mostra as consequências das ações orquestradas pelo grupo terrorista al-Qaeda que deixaram quase três mil mortos naquela manhã, quando 19 terroristas sequestraram quatro aviões comerciais com a missão de atingir símbolos da América, o World Trade Center, o Pentágono e possivelmente a Casa Branca. Dois deles atingiram o objetivo ao alcançar as Torres Gêmeas, em Nova York. Outros dois caíram antes de cumprir a missão, um em Washington, e o outro, na Pensilvânia. 

A série, com reportagens da correspondente Evelyn Bastos, destaca o relato de quem sofreu viveu o horror do atentado, como sobreviventes e bombeiros. E mostra o trabalho até hoje desenvolvido na reconstrução, preservação de memória e reconhecimento das vítimas, além das ligações dos ataques com o Afeganistão, país ocupado pelos Estados Unidos desde então até recente retirada das tropas.  

A série está dividida nos seguintes temas: O Ataque e os Sobreviventes, Reconstrução e Buscas, Bombeiros, Memorial e Vítimas, e Legado.

Na estreia, uma entrevista com sobreviventes e com o fotógrafo Stan Honda, que fez algumas das imagens mais conhecidas do 11 de setembro.

Na terça-feira, em Reconstrução e Buscas, o destaque é o trabalho dos legistas que, mesmo 20 anos depois, continuam as buscas para identificar vítimas, agora contando com o avanço da tecnologia. A reportagem mostra também a reconstrução da área, com  novo prédio, o One World Trade Center, que com 541 metros de altura é o prédio mais alto do Ocidente.

O terceiro episódio, no ar na quarta-feira, traz o depoimento de voluntários e bombeiros que atuaram naquele dia. E encontra Bill Spades, o único bombeiro sobrevivente dentre os doze colegas do grupamento em que trabalhava. Enquanto ele e os colegas  trabalhavam nos escombros do WTC, em Nova York, descobriu que um tio estava no voo 93, derrubado na Pensilvânia.   

O episódio Memorial e Vítimas, na quinta-feira, conta histórias de pessoas que perderam familiares nos ataques e tiveram as histórias mudadas para sempre, como a brasileira Paula Bellini, que vai falar pela primeira vez sobre o que enfrentou. Ela, que estava grávida, trabalhava nas Torres Gêmeas e, em 11 de setembro, atrasou-se  para chegar ao trabalho porque não se sentia bem. Ainda assim, ela foi atingida duramente: o pai do menino que ela esperava estava numa reunião no prédio quando os aviões atingiram as Torres, e não sobreviveu. O programa conversou também com o filho do casal, Nicholas, que, assim como o atentado, logo completará 20 anos. A reportagem apresenta também o Memorial construído em homenagem às vítimas, que recebe milhões de visitantes do mundo inteiro.

Legado encerra a séria com as consequências dos ataques, a guerra no Afeganistão, a morte de Osama bin Laden e a atual situação do Afeganistão. A reportagem encontra um veterano de guerra brasileiro que passou dois anos no Afeganistão, e mostra o trabalho de uma associação que ajuda mulheres afegãs.

A produção é de Gabriela Coelho, a edição de Luciana Toda, e as reportagens nos Estados Unidos são de Evelyn Bastos com Victor Albuquerque. Roberta Saviano e Rosana Teixeira coordenam a produção. 

O Jornal da Record vai ao ar às 19h55.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato