Maratona da Democracia: um dia inteiro de produções sobre o tema, domingo no Curta!

Divulgação Curta!

O Curta! se une às vozes que defendem a democracia, e usa a arte e a cultura como armas contra a cegueira do autoritarismo. O tema vem sendo bastante discutido no Brasil e no mundo, e às vésperas do Dia Internacional da Democracia – celebrado em 15 de setembro -, se tornou ainda mais relevante. 

Por isso, neste domingo, 12, o canal preparou a “Maratona de Documentários sobre a Democracia”: um dia inteiro repleto de filmes e séries que exploram diferentes perspectivas sobre o assunto. O canal ainda vai apresentar uma vinheta inédita e especial durante sua programação, mostrando a importante reação do STE após as manifestações antidemocráticas do último dia 7 de setembro no Brasil.

Entre os destaques da maratona, filmes como “O Paradoxo da Democracia”, de Belisario Franca – que reúne pensadores para refletir sobre esse modelo de sociedade que vem sendo tão contestado em diversos países –; “O Mês Que Não Terminou”, de Francisco Bosco e Raul Mourão, que analisa as manifestações que ocorreram no Brasil em 2013 e suas consequências; e “Democracia em Preto e Branco”, de Pedro Asbeg, sobre a Democracia Corintiana – movimento liderado pelo jogador Sócrates no Corinthians, em meio aos protestos por eleições diretas na década de 1980.

No domingo da “Maratona de Documentários sobre Democracia”, o sinal do Curta! estará aberto para não assinantes em CanalCurta.tv.br/ViaInternet. Os filmes também estarão disponíveis gratuitamente na coleção “Democracia” no Tamanduá (Tamandua.tv.br) e, para assinantes da NET / Claro, no Curta!On, o clube de documentários do Curta! no NOW.

Confira a programação completa:

07h15 - Os Anos JK – Uma Trajetória Política: O filme de Silvio Tendler conta a trajetória do presidente brasileiro Juscelino Kubitschek, nascido em Diamantina, Minas Gerais. A produção relembra sua estreia como político, passa por sua atuação na presidência — sobretudo pela construção de Brasília — e vai até a perda de direitos políticos sofrida por Juscelino durante a ditadura militar.

09h15 - O Voto – A História das Sufragistas: Aprovada pelo Congresso dos Estados Unidos em junho de 1919 e ratificada pouco mais de um ano depois, a emenda constitucional que deu às mulheres o direito ao voto foi resultado de uma luta incansável. Do seu início até a conquista do voto feminino, a trajetória das chamadas “suffragettes” norte-americanas é contada pela série “O Voto: A História das Sufragistas”, dirigida por Michelle Ferrari.

10h30 - O Prólogo: O documentário, dirigido por Gabriel F. Marinho, discute o uso da propaganda política através do cinema e da televisão na década de 1960, desvendando a cultura dos antigos curtas-metragens que passavam antes das sessões principais de cinema no Brasil.

12h10 – Jango: O filme de Silvio Tendler refaz a trajetória política de João Goulart, o 24° presidente brasileiro, que foi deposto por um golpe militar nas primeiras horas de 1º de abril de 1964. A reconstituição da trajetória de Goulart é feita através da utilização de imagens de arquivo e de entrevistas com importantes personalidades políticas como Afonso Arinos, Leonel Brizola, Celso Furtado, Frei Betto e Magalhães Pinto, entre outros. Lançado em março de 1984, o filme teve seu roteiro escrito por Maurício Dias e Sílvio Tendler, enquanto a trilha sonora foi desenvolvida por Milton Nascimento e Wagner Tiso.

14h15 - O Dia Que Durou 21 Anos: O documentário do diretor Camilo Galli Tavares, dividido em três episódios, traz detalhes sobre a participação dos Estados Unidos no golpe militar de 1964 no Brasil, bem como importantes documentos americanos considerados como secretos durante o regime. A produção apresenta textos de telegramas, áudio de conversas telefônicas, depoimentos e imagens inéditas. A narração fica por conta do jornalista Flávio Tavares, que participou da luta armada, foi preso, torturado e exilado político. 

14h45 - Sobral – O Homem Que Não Tinha Preço: O documentário relembra a trajetória do jurista Heráclito Sobral Pinto, que ganhou visibilidade ao defender a democracia durante a ditadura militar. O longa-metragem é dirigido pela neta do jurista, a cineasta Paula Fiuza, e traz uma série de depoimentos de advogados e historiadores, além de imagens de arquivo que revelam o advogado e ressaltam a importância de seu trabalho na defesa da justiça e dos direitos humanos. Um dos depoimentos do filme é de Anita Leocádia Prestes, filha dos militantes comunistas Luiz Carlos Prestes e Olga Benário.

16h15 - Democracia em Preto e Branco: Narrado por Rita Lee e dirigido por Pedro Asbeg, o documentário “Democracia em Preto e Branco” aborda o movimento ideológico-futebolístico chamado “Democracia Corinthiana”, focando sobretudo na figura de Sócrates, jogador do Corinthians. O longa, produzido pela TV Zero, mostra o panorama esportivo, musical e político de uma época em que o país fervilhava em meio a greves e protestos pelas eleições diretas.

18h - Espero Tua (Re)Volta: Um retrato do movimento estudantil que ganhou força a partir do ano de 2015, ocupando escolas estaduais por todo o Brasil. Acompanhando três jovens do movimento e com imagens de arquivo de manifestações desde 2013, o documentário tenta compreender as ocupações e as suas principais pautas a partir do ponto de vista dos estudantes envolvidos.

19h40 - O Paradoxo da Democracia: O filme de Belisario Franca mostra que a noção de democracia foi posta em xeque em nações como Brasil, Estados Unidos, França, Egito e Ucrânia, por meio de fortes manifestações que culminaram na queda de governos, seja por vias eleitorais ou por golpes de estado. Pensadores respeitados em todo o mundo, como Jacques Rancière e Juan Carlos Monedero, analisam os diferentes contextos sociais em que está inserido esse sentimento de insatisfação, que parece unificar sociedades tão díspares.

21h – Fake News – Made In Brazil: Trechos e entrevistas do documentário inédito, que será exibido na íntegra em breve no Curta!.  O filme exibe alguns clássicos de notícias falsas que ganharam notoriedade e suas consequências. Analisa o processo do ponto de vista histórico, tentando entender seu funcionamento, e extrapola para o momento atual. As notícias falsas, ou Fake News, são usadas com objetivos financeiros e muitas vezes são parte de um esquema maior para definir e influenciar cenários políticos.

22h - O Mês Que Não Terminou: Em “O Mês Que Não Terminou”, de Francisco Bosco e Raul Mourão, o espectador relembra dois movimentos internacionais de 2011, o “Occupy Wall St”, em Nova York, e “Os Indignados”, em Madrid, fazendo uma ligação entre essas ações e as manifestações que ocorreram no Brasil durante junho de 2013. Segundo os diretores, essa agitação desembocou nos protestos a favor do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2014; também teria sido motor de propulsão da Operação Lava Jato e da ascensão da extrema direita no Brasil. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato