"Mulher nenhuma no mundo que valoriza a liberdade de expressão pode ver com bons olhos o Talibã", diz Arlene Clemesha no #Provoca

Créditos: Julia Rugai

O #Provoca desta terça-feira (14/9) fala sobre Oriente Médio em conversa com Arlene Clemesha. Na edição, a historiadora brasileira explica a realidade da região e os conflitos recentes que envolvem o Talibã. Apresentado por Marcelo Tas, o programa vai ao ar às 22h, na TV Cultura.

"O Talibã tem toda a potencialidade para criar um governo extremamente repressivo, opressor para sua população e que nenhuma mulher no mundo que valoriza a liberdade de expressão, as conquistas históricas dos movimentos sociais das mulheres, pode ver com bons olhos o Talibã", afirma a historiadora.

Na edição, Arlene comenta sobre o fato de que pouco se sabe sobre o Oriente Médio, recordando um episódio de ocorreu com o presidente americano Joe Biden, quando falava que os Estados Unidos "estavam ajudando o Afeganistão nesses 20 anos, ajudando a construir um país, né? Passaram 20 anos bombardeando o Afeganistão." E continua: "Mas a pior delas foi realmente quando os americanos expressaram que foram tomados de surpresa com avanço do Talibã rápido, após esses 17 dias tem que avançar, e tomaram todo o governo. Esse foi o elemento mais chocante, né? Será que realmente não conhecia e não tinha inteligência a partir de dentro?".

Sobre o Talibã e seu financiamento, a historiadora conta que há diversas fontes. "Em vários momentos históricos o contrabando, o ópio sempre foi uma fonte de renda para as regiões, para as tribos, lideranças e, inclusive, para o Talibã. Nas regiões onde ele controlou no governo, ele também chegou a cobrar impostos, então tem esse tipo de relação, e tem também alguma extração de mineral e riqueza desse tipo, mas o contrabando sempre foi um forte candidato", destaca.

"Não cuida, no final das contas não cuida", afirma Arlene ao ser provocada por Tas, que pergunta como um homem- bomba vai cuidar da segurança de uma cidade com 5 milhões de habitantes como Cabul. E quanto à lista de nomes americanos que foi entregue ao Talibã, ela diz que essa aliança tática criada no momento é interessante. "(...) Um canal que o Afeganistão não feche completamente e que essas pessoas possam sair mais para frente quando quiserem".

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato