‘Profissão Repórter’ acompanha histórias de quem perdeu o emprego na pandemia e precisou encontrar novas soluções para se sustentar

Divulgação Globo

Passados 18 meses desde o começo da pandemia, a realidade social do país acabou apresentando um dado que chama a atenção: com o aumento do desemprego neste período, nunca houve tanta gente ganhando a vida informalmente no Brasil. Este é o tema do 'Profissão Repórter' da noite desta terça-feira, dia 14, que irá mostrar os impactos na população diante das incertezas e dos desafios que se apresentam diariamente pela sobrevivência. 
 
Dos mais de 38 milhões de trabalhadores informais espalhados pelo país, boa parte deles está nas ruas. A equipe de reportagem do programa conheceu a realidade de Gabriel Rodrigues nas esquinas de São Paulo. Aos 19 anos, após perder o emprego, usou o dinheiro que recebeu da demissão para comprar panos de chão no atacado. A ideia deu certo, e ele chamou três pessoas para ajudá-lo nas vendas. Este foi o mesmo pensamento que teve o garçom Daniel Ferreira Matos, de 43 anos. Demitido do restaurante em que trabalhava, em Minas Gerais, atualmente ganha R$ 50 por dia vendendo panos de chão nas ruas. A repórter Sara Pavani passou o dia com ele para ver as dificuldades e desafios que enfrenta para voltar para casa com a verba que ajuda a garantir o seu sustento. 
 
Já o repórter Pedro Borges acompanhou durante toda a madrugada como funciona a feira no Brás, em São Paulo, onde os ambulantes fazem campanha para regularizar a categoria. Há apenas 104 licenças permanentes na região, mas só na feirinha noturna são 3.600 ambulantes. Quando o expediente chega ao fim, às 5h, outros ambulantes chegam e os lojistas abrem as portas.  Em Belo Horizonte, o repórter Thiago Jock encontrou histórias de desempregados que passaram a vender balas para sobreviver. Uma realidade que já é difícil e algumas vezes piora, quando eles veem seus produtos serem confiscados.
 
O 'Profissão Repórter’ desta terça-feira começa logo depois de 'Verdades Secretas'.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato