Câmera Record mostra a rotina de famílias que vivem sem luz no sertão do Piauí

Divulgação Record TV

Neste domingo, dia 03/10, o Câmera Record realiza uma expedição por comunidades remotas sem luz no Piauí. Na semana passada, os repórteres do programa mostraram a rotina de famílias sem luz nas comunidades ribeirinhas da floresta Amazônica. Agora, o cenário é completamente diferente, mas as dificuldades e os perigos provocados pela falta de luz são bem parecidos.

Ferro a brasa, liquidificador de manivela, candeeiro. Peças que até poderiam estar em museus seguem em pleno uso nas regiões que o programa visitou no sertão do Piaui. "A gente sente necessidade de muitas coisas que poderia ter se tivesse energia", diz a professora Sildete Mendes de Souza, 47 anos, que mora em uma casa sem acesso à rede elétrica. 

Para chegar até os pontos do sertão que vivem este problema, a equipe enfrentou vários desafios: foram longas jornadas por estradas de terra, o que fez o carro atolar em plena escuridão. Uma viagem turbulenta para encontrar Luisa Vitória da Conceição, mulher de 58 anos que vive isolada em uma casa escura. Ela sofre de artrose e evita ir para a rua quando o sol se põe. "Eu não saio no escuro com as muletas assim", explica. 

O Instituto de Energia e Meio Ambiente estima que hoje existem 1 milhão de brasileiros como Luisa: sem acesso a rede de energia elétrica.  

O programa vai mostrar ainda como se formou uma espécie de apartheid energético no sertão. De um lado, famílias que comemoram a instalação recente da rede elétrica. Na mesma comunidade, pessoas que ainda aguardam a chegada da energia. "Ficar no escuro, isso não é vida", relembra Luiz Dias de Souza, que comemorou a casa iluminada depois de 70 anos de espera. 

O Câmera Record vai ao ar neste domingo (03/10), às 23h30. A apresentação é de Marcos Hummel.
Anderson Ramos

Um site sobre TV paga com as principais noticias envolvendo o setor, e suas principais operadoras. Além das novidades dos canais e streamings! facebook twitter instagram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV. OBS: Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem