Câmera Record mostra a rotina de famílias que vivem sem luz no sertão do Piauí

Divulgação Record TV

Neste domingo, dia 03/10, o Câmera Record realiza uma expedição por comunidades remotas sem luz no Piauí. Na semana passada, os repórteres do programa mostraram a rotina de famílias sem luz nas comunidades ribeirinhas da floresta Amazônica. Agora, o cenário é completamente diferente, mas as dificuldades e os perigos provocados pela falta de luz são bem parecidos.

Ferro a brasa, liquidificador de manivela, candeeiro. Peças que até poderiam estar em museus seguem em pleno uso nas regiões que o programa visitou no sertão do Piaui. "A gente sente necessidade de muitas coisas que poderia ter se tivesse energia", diz a professora Sildete Mendes de Souza, 47 anos, que mora em uma casa sem acesso à rede elétrica. 

Para chegar até os pontos do sertão que vivem este problema, a equipe enfrentou vários desafios: foram longas jornadas por estradas de terra, o que fez o carro atolar em plena escuridão. Uma viagem turbulenta para encontrar Luisa Vitória da Conceição, mulher de 58 anos que vive isolada em uma casa escura. Ela sofre de artrose e evita ir para a rua quando o sol se põe. "Eu não saio no escuro com as muletas assim", explica. 

O Instituto de Energia e Meio Ambiente estima que hoje existem 1 milhão de brasileiros como Luisa: sem acesso a rede de energia elétrica.  

O programa vai mostrar ainda como se formou uma espécie de apartheid energético no sertão. De um lado, famílias que comemoram a instalação recente da rede elétrica. Na mesma comunidade, pessoas que ainda aguardam a chegada da energia. "Ficar no escuro, isso não é vida", relembra Luiz Dias de Souza, que comemorou a casa iluminada depois de 70 anos de espera. 

O Câmera Record vai ao ar neste domingo (03/10), às 23h30. A apresentação é de Marcos Hummel.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato