Minas Gerais alcança quase 62 pontos em Eficiência Fiscal e Transparência no Índice de Gestão Municipal Aquila

Reprodução/Band

Uma das grandes preocupações com a chegada da pandemia foi garantir respiradores para quem precisasse. O problema é que os fornecedores exigiam pagamento adiantado para entregar os equipamentos com custo adequado e prazo ideal. ''Não existe forma de pagamento adiantado na legislação brasileira. Aqui, nós conseguimos uma maneira de utilizar recursos que estavam em garantias judiciais para que a Justiça pudesse antecipar os pagamentos. Isso é uma forma de utilizar a inteligência por meio da criatividade'', avalia Luísa Barreto, secretária de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, em entrevista ao Jornal da Band deste sábado (2).

Práticas como esta mostram por que o estado tem 61,82 pontos de Eficiência Fiscal e Transparência Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), primeira plataforma do país baseada em inteligência artificial a contemplar dados de todos os municípios brasileiros. São 41 indicadores públicos ligados a cinco pilares: Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; e Desenvolvimento Econômico e Ordem Pública. A escala vai de 0 a 100. Até 50 pontos, a cidade é considerada em situação crítica. Entre 50 e 65, em desenvolvimento. De 65 a 80 pontos, desenvolvida. E acima disso (de 80 a 100) é considerada uma cidade excelente.

Minas Gerais, o estado brasileiro com mais municípios – são 853 ao todo – tem quase dois terços deles (63%) em desenvolvimento. Desse número, 3% são excelentes em Eficiência Fiscal e Transparência e em Saúde e Bem-estar, e 2% em Educação e Desenvolvimento.

Para a secretária de Planejamento do Estado, o emaranhado de leis e a burocracia dificultam o trabalho do gestor. Na região, por exemplo, de cada R$ 1,00 arrecadado com ICMS, apenas 39 centavos podem ser usados com liberdade. A maior parte está atrelada a determinações judiciais.

“Todas as amarras foram construídas, em teoria, para resguardar o Brasil de um volume maior de corrupção. A realidade que a gente percebe é que temos um país extremamente burocrático, mas ainda bastante corrupto, o que mostra que estes trâmites que foram arquitetados, esse emaranhado de leis, normas e regras, não cumprem a principal função que é garantir um país com mais lisura, além de trazerem uma série de empecilhos, travas de custos e prazos mais alongados na gestão pública. Sendo assim, precisamos transformar essas amarras que se colocam, trazer novos tipos de controle por resultados e por metas. Dessa forma, conseguiremos proporcionar ao gestor público a liberdade de atuação para o que a sociedade mais precisa em cada momento”, destaca Luísa Barreto.

Para incentivar a melhoria da realidade dos municípios brasileiros através da premiação das boas práticas na gestão pública, o Grupo Bandeirantes criou o Prêmio Band Cidades Excelentes em parceria com o Instituto Aquila.

“Temos no Brasil uma visão um pouco distorcida da gestão pública. As pessoas a veem com maus olhos, mas o principal propósito dela é fazer o bem, melhorar a vida das pessoas, garantir que a população tenha acesso a serviços públicos de melhor qualidade. É fundamental que se reconheça as boas iniciativas justamente para que elas sejam cada vez mais replicadas”, conclui a secretária de Planejamento e Gestão de Minas Gerais.

Curitiba teve taxa zero de abandono escolar no ano passado

Em 2020, 172 mil estudantes abandonaram as atividades escolares no Brasil, mesmo com a adoção do ensino remoto durante a pandemia. Um aumento de 12% em relação a 2019, mas algumas cidades se desdobraram para manter o vínculo criança/escola. De acordo com o Instituto Aquila, 11 capitais brasileiras tiveram taxa zero de abandono escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Curitiba foi uma delas. A estratégia foi montar uma TV Escola, conciliando com outros materiais enviados a cada estudante.

''Muitas unidades mandaram ações diferenciadas para as crianças, como jogos e brincadeiras que as conectavam à realidade escolar”, explica Maria Silvia Bacila, secretária municipal da Educação de Curitiba.

Um outro índice que mede a qualidade do ensino é a chamada taxa de distorção idade-série. Na capital paranaense, apenas 2% dos alunos do primeiro ao quinto ano têm idade acima da esperada para a série em que estão matriculados. É a menor taxa entre as capitais brasileiras de acordo com os dados do Censo Escolar. 

A Educação também é um dos critérios avaliados pelo Prêmio Band Cidades Excelentes.

Todos os municípios estão automaticamente inscritos e podem enviar projetos novos ou em implantação para ganhar pontos pelo site www.band.com.br/cidadesexcelentes. As cidades serão divididas em três grupos:

·        Menor ou igual a 30 mil habitantes
·        Entre 30 mil e 100 mil habitantes
·        Acima de 100 mil habitantes

A etapa estadual da premiação acontece em outubro e a nacional, em novembro. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato