'CNN Sinais Vitais' aborda a incidência dos transtornos alimentares

Divulgação

O ''CNN Sinais Vitais'', com o Dr. Roberto Kalil, da próxima quarta-feira, 20/10, às 22h30min, vai abordar um dos grandes vilões para a saúde da sociedade: os transtornos alimentares. No episódio “Alimentação sem culpa”, a produção do programa traz um panorama dessas doenças, com dados de sua incidência no Brasil, além de histórias surpreendentes.

A obsessão pela magreza e o culto a determinados padrões de beleza vem gerando consequências na saúde de muitos. A jornalista e escritora Daiana Garbin foi uma delas. “Uma revista da minha época de adolescente dizia que a calça jeans ideal era tamanho 34, 36, ou, no máximo, 38”, relata. Ela conta que, aos 12 anos, sua primeira calça jeans tinha tamanho 42, o que foi suficiente para desencadear transtornos alimentares. “Eu percebi ali, na minha cabeça de adolescente da época, que meu corpo era muito errado e que eu precisava emagrecer de qualquer jeito”, conta. Após se curar, passou a produzir conteúdos para o site  www.euvejo.vc e seu canal no YouTube com o intuito de ajudar pessoas que passam pela mesma situação.

A anorexia nervosa, a bulimia e a compulsão alimentar são os três principais transtornos de ordem psiquiátrica que acometem a população: a anorexia atinge 1%, enquanto a bulimia chega a 2,5%, em sua maioria mulheres. Já a compulsão alimentar afeta 3,5% dos brasileiros, tanto homens, quanto mulheres.  “Fazer uma restrição alimentar muito rigorosa desencadeia qualquer um desses. Ser magro é sinônimo de ter sucesso, de ser bonito, então nós temos uma sociedade que massacra em busca de um modelo ideal de beleza, quando o ideal não existe”, explica o Dr. Táki Cordás, coordenador do Programa de Transtornos Alimentares, o AMBULIM, do Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP.  

Nos dias atuais, um dos grandes chamarizes que fortalecem padrões inatingíveis são as redes sociais. É o que argumenta a nutricionista e coordenadora do Projeto de Genética do AMBULIM, do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP, Sophie Deram. “As redes sociais funcionam com imagens, então aumenta muito a insatisfação corporal das pessoas, não somente mulheres, e a gente vê que isso pode ser um gatilho para procurar uma dieta e para modelar o corpo como está sendo vendido”, ressalta a especialista.

Nesse sentido, a atuação da família e pessoas próximas é essencial para o diagnóstico e tratamento. Para a endocrinologista Cláudia Cozer Kalil, é preciso ter atenção aos hábitos alimentares desses sujeitos. “Perda de peso gradativa, uma restrição muito grande na hora de comer, uma ida ao banheiro sempre que está numa refeição, a pessoa sai da mesa e vai até o toilette fazer alguma purgação”, pontua.

*O ''CNN Sinais Vitais'', com Dr. Roberto Kalil, vai ao ar na quarta-feira (20/10), às 22h30, logo após o “Jornal da CNN”, na faixa nobre da CNN Brasil.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato