'CNN Sinais Vitais' aborda tratamentos que complementam a medicina convencional

Divulgação

Corpo, mente e alma estão no foco do ''CNN Sinais Vitais'', com o Dr. Roberto Kalil, da próxima quarta-feira, 13/10, às 22h30min. No episódio ''Medicina Integrativa'', a produção aborda práticas inspiradas na medicina oriental que complementam o tratamento convencional dos pacientes. Trata-se de uma alternativa que vem crescendo. 

Segundo o PNS (Pesquisa Nacional de Saúde), em 2019, 4,6% da população utilizou alguma prática integrativa e complementar contra o percentual foi de 3,8%, em 2013. Plantas medicinais e fitoterapia (58,0%) foram a prática mais utilizada seguida por acupuntura (24,6%) e homeopatia (19,0%).

O que a executiva de uma multinacional que teve câncer no rim e um agente de viagens com dores crônicas na lombar e na cervical têm em comum? A Josie e o José Rubens enxergaram na doença uma oportunidade de se conhecer melhor e buscar não só a cura para o problema que os atingiu, mas iniciar uma caminhada em busca de saúde e de bem-estar.

A história dos dois será contada no episódio. “Na minha época se chamava medicina alternativa, hoje se fala em medicina integrativa ou complementar. Porque a própria ciência mostrou que a medicina oriental e a ocidental se complementam. O mais importante é ajudar a pessoa a transcender aquela realidade de dor ou sofrimento em que ela está inserida", explica o Dr. Jou Eel Jia, especialista em Medicina Tradicional Chinesa.

Acupuntura, homeopatia, reiki, meditação e yoga são apenas algumas das práticas complementares amplamente utilizadas dentro dos hospitais atualmente. "É importante que o cuidado integrativo esteja dentro dos hospitais. Mas é importante que a grandeza dessas práticas esteja de alguma forma presente na vida das pessoas. O cuidado com o sutil, o cuidado com o mistério, cuidado com aquilo que a gente não está acostumado, passa um pouco por essas questões. E aí entra também a questão da espiritualidade", aponta o Dr. Plínio Cutait (foto 1), mestre de reiki e coordenador do Núcleo de Cuidados Integrativos do Hospital Sírio-Libanês.

Desde 2006, o SUS oficializou a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, que hoje inclui 29 atividades para auxiliar os pacientes nos tratamentos convencionais. O vice-presidente do Conselho Federal de Medicina, Dr. Donizetti Giamberardino, reforça que apenas a acupuntura e a homeopatia são reconhecidas hoje como especialidade médica. Para ele, os tratamentos complementares que não apresentem risco ao paciente também são bem-vindos hoje na medicina tradicional. “O que a gente sempre reforça é a importância de nunca substituir ou abandonar o tratamento convencional”, destaca.

Para o médico psiquiatra Dr. Paulo Bloise, um dos pioneiros do mindfulness no Brasil, a prática da “atenção plena” significa prestar atenção ao que está acontecendo no momento presente, seja por meio da observação dos pensamentos e emoções do corpo e até mesmo do ambiente externo. “Para quem trabalha com saúde, percebe que o ser humano é multidimensional. A palavra que a gente mais usa num curso de Mindfulness é gentileza. Ele pode ser considerado saber o que faz enquanto se faz”, revela o médico. 

O próprio Dr. Kalil confessou a própria dificuldade de conseguir meditar e pediu dicas para que as pessoas possam incorporar essa atividade no dia a dia. O Dr. Kalil pondera que “A medicina integrativa não substitui a medicina tradicional, mas ela é uma grande aliada para tratar não só a doença como o indivíduo. E hoje compreendemos que o tratamento vai muito além de uma doença. Nós temos que tratar o ser humano, físico e mental. Tratar o corpo e a alma”.

O “CNN Sinais Vitais”, com Dr. Roberto Kalil, vai ao ar na quarta-feira (13/10), às 22h30, logo após o “Jornal da CNN”, na faixa nobre da CNN Brasil.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato